Gerente diz que Petrobras vai anunciar regras de transparência para contratos

1O gerente-geral de Assuntos Técnicos da Petrobras, Paulo Cavalcanti, disse nesta quinta (26) na Câmara dos Deputados, que a estatal definiu novas regras de governança para retomar contratos com as 32 empresas arroladas no processo investigativo.

Durante reunião do Fórum Permanente de Debates sobre alternativas aos impactos negativos da Operação Lava Jato, que reúne trabalhadores, empresários, governo e parlamentares, o gerente anunciou que as novas regras, que devem ser adotadas em dez dias, estabelecem medidas a serem adotadas para evitar casos de corrupção.

Entre as medidas, segundo o gerente, estão auditorias internas e externas. “O momento é difícil, mas queremos ter a segurança de poder voltar a caminhar sempre e com transparência”, disse Cavalcanti.

Indústria naval e petroleira
Na reunião promovida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, muitos representantes sindicais de trabalhadores da área petroleira e da indústria naval do Rio de Janeiro alertaram para o desemprego generalizado nos dois setores com repercussão em toda a cadeia econômica do estado, fruto da paralisação das empresas envolvidas no escândalo do Petrolão.

O coordenador dos debates, deputado Valtenir Pereira (Pros-MT), observou que o fórum defende a continuidade da operação Lava Jato e a punição dos culpados, “procura saídas para evitar a bancarrota das maiores empresas de engenharia do País e a antes promissora indústria naval, ancorada basicamente em contratos com a Petrobras.”

O relator da CPI da Petrobrás, deputado Luiz Sérgio (PT RJ), depois de dizer que é “profundamente lamentável” que diretores da estatal e destas empresas tenham participado do escândalo, comentou: “a corda está estourando do lado mais fraco, são os trabalhadores que perdem seus empregos”. E completou: “Se o gerente do posto de gasolina é corrupto, puna-se e demita-se o gerente, mas não precisa fechar o posto”.

Empresa Sete Brasil 
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Marcos Capute, afirmou que a retomada do setor depende de vontade política. Ele disse estranhar a situação da Sete Brasil, empresa criada para dar apoio à exploração do Pré Sal. “Estou cada vez mais preocupado com o tempo. Tem gente desempregada, que vai perder o emprego e a Sete não paga os fornecedores porque não tem dinheiro. Como pode ser? Foi criada em uma reunião de bancos, de empresas do setor financeiro, como pode não ter dinheiro?”

Uma das dívidas da Sete é com o Estaleiro Brasfels. Segundo o representante da CUT no Rio de Janeiro, Jadir de Araujo, ela ameaça demitir 3 mil dos seus 8 mil trabalhadores se não receber até outubro 600 milhões de dólares devidos pela Sete.

O chefe de gabinete da Presidência da Petrobras, Armando Toledo, comentou que o caso da Sete, da qual a Petrobras tem 10% de participação, está sendo analisado com cuidado e terá breve solução.

Fonte: Câmara dos Deputados

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.