Listão da UFPE deve ser antecipado
Encerrada a segunda e última fase do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ontem, as atenções dos estudantes vão agora para o concurso da Universidade de Pernambuco (UPE), cujas provas serão realizadas domingo, segunda e terça-feira (dias 4, 5 e 6). Resta aos 41.570 candidatos que participaram do exame da UFPE aguardar o listão dos aprovados, previsto para sair até 31 de janeiro de 2012. Mas o presidente da Comissão do Vestibular (Covest), Armando Cavalcanti, acredita que será possível antecipar o resultado.
“Pelo edital do vestibular temos o prazo legal para divulgar o listão até o último dia de janeiro. Mas acho que conseguiremos liberá-lo antes. Este ano, o listão saiu 10 dias antes da data-limite”, destacou Armando Cavalcanti. A confecção da lista de aprovados depende das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que equivale, na UFPE, à primeira etapa do vestibular. A promessa do Ministério da Educação (MEC) é repassar as notas das provas objetivas para a Covest em dezembro e da redação, em janeiro.
A abstenção do processo seletivo terminou em 14,2%, o que significou a ausência de 6.930 candidatos de um total de 48.500 inscritos. Ano passado, o percentual de faltas ficou em 12,7%. Na avaliação do presidente da Covest, o índice está dentro da média. “O vestibular foi tranquilo, sem grandes incidentes”, destacou.
Este ano, a Covest aplicou provas em nove cidades pernambucanas, das quais quatro na Região Metropolitana: Recife, Olinda, Jaboatão e, pela primeira vez, em Ipojuca. Armando Cavalcanti disse que no próximo ano poderá realizar o vestibular em um município da área norte do Grande Recife, como Paulista, de modo a atender aqueles que residem na região.
Fonte: Blog do Fera
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário