Comitê da Copa precisa do governo para ser ágil, diz sul-africano

Danny Jordaan Foto: Getty  O Comitê Organizador da Copa e o governo brasileiro deveriam trabalhar juntos para garantir agilidade na resposta a imprevistos e um planejamento coeso em áreas como segurança, afirma Danny Jordaan, que liderou o comitê organizador da África do Sul na Copa de 2010.

Após uma palestra sobre sua experiência à frente do evento na Soccerex, a Feira de Negócios do Futebol, no Forte de Copacabana, no Rio, Jordaan falou à BBC Brasil sobre a importância que a integração com o governo de seu país teve para o planejamento da Copa dos “Bafana Bafana” e também durante o evento.

“Tínhamos representantes do governo conosco no conselho, participando de todas as discussões e dos planos”, afirma. “Para planejar uma Copa segura, o governo precisa estar por dentro de tudo (das ações do comitê) e estar pronto para dar suporte.”

Ao longo deste ano, a relação entre o governo brasileiro e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014 ficou mais tensa após desavenças sobre os termos da Lei Geral da Copa.

O presidente do COL, Ricardo Teixeira, tinha boas relações com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas não tem o mesmo trânsito com a presidente Dilma Rousseff.

Nesta quinta-feira, o ex-jogador Ronaldo foi confirmado como novo integrante do COL.

Ao lado de Ricardo Teixeira e de um terceiro nome que ainda será escolhido, Ronaldo vai compor o conselho administrativo do comitê. A mudança é vista como uma tentativa de melhorar o diálogo com Brasília.

“Se a intenção é fazer com que os brasileiros abracem mais o evento, sintam-se mais parte dele, acho que o movimento é válido”, diz Jordaan sobre o convite do COL ao craque.

Exemplo

Durante sua palestra na Soccerex, Danny Jordaan também deu um exemplo concreto sobre a importância de uma boa interlocução com o governo para a organização do mundial que comandou.

Quando 3 mil funcionários arregimentados para fazer a segurança e a recepção durante uma das partidas da Copa anunciaram uma greve em protesto por aumento de salários, o sul-africano pôde recorrer à polícia para substituí-los no estádio.

“De uma hora para a outra, conseguimos arregimentar 3 mil policiais e eles concordaram em trabalhar sem uniforme, dentro dos estádios, atendendo os torcedores e mostrando os seus lugares”, contou.

“Mas isso só foi possível porque o ministro da Segurança fazia parte do meu conselho e estava por dentro de tudo. Na Copa, se alguma coisa dá errado, precisa ser resolvida imediatamente. Não dá para mandar um e-mail para a polícia com um pedido.”

Para Jordaan, a infraestrutura é o maior desafio que o Brasil enfrenta nos preparativos para os jogos, e o país deve se concentrar nas obras nos estádios, aeroportos e estradas para terminá-las o mais rápido possível.

“Quando isso estiver pronto, acho que o resto vai ser fácil, mas o maior desafio é deixar as cidades-sede prontas”, afirma. O sul-africano não entrou em detalhes sobre o andamento das obras dos estádios no Brasil, mas observou que algumas estão bem mais avançadas do que outras.

“Eu não tenho detalhes sobre o cronograma, mas pelo que tenho visto, algumas cidades já começaram a construção dos estádios, enquanto outras ainda estão fazendo a terraplanagem. Seria preciso olhar cidade por cidade para entender onde cada uma está”, disse Jordaan.

“A minha esperança é que o Brasil complete toda a infraestrutura, porque estamos todos esperando uma ótima Copa do Mundo, mas vai ser duro, vai ser difícil.”

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.