Odebrecht entrega documento a juiz rebatendo acusações feitas contra ele

1Marcelo Bahia Odebrecht, presidente da holding Odebrecht S.A. e réu em ações penais originadas na Operação Lava Jato, prestou depoimento à Justiça Federal do Paraná, em Curitiba, na tarde desta sexta-feira (30). A oitiva levou cerca de meia hora. Ele é acusado de organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de capitais neste processo.

De acordo com o advogado Nabor Bulhões, que defende Marcelo Bahia Odebrecht, o cliente respondeu a todos os questionamentos e entregou um documento ao juiz rebatendo as acusações feitas contra ele. O advogado disse que as anotações feitas por Marcelo Bahia Odebrecht e que foram apreendidas pela Polícia Federal (PF) no celular do presidente da holding, eram para o cliente, consideradas pessoais, não caracterizando crime.

“Marcelo pode demonstrar que as notas pessoais, produzidas por ele e para ele mesmo, não passaram de mistificações da PF e do MP [Ministério Público Federal]. Ao fim e ao cabo de toda a instrução penosa do Marcelo preso, o que se tem hoje é a absoluta constatação decorrente de todos que passaram pelo crivo judicial de que Marcelo é inocente”, afirmou o advogado

Bulhões disse à imprensa que está confiante na absolvição do cliente e na revogação da prisão.

“Marcelo fez um pronunciamento objetivo e absolutamente esclarecedor sobre todas as acusações que tem sido feitas. Mostrou e demonstrou não só na manifestação escrita, mas também nas respostas que produziu sobre todas os fatos e acusações contidos na denúncia que se trata de uma iniciativa de todo equivocada do MP. Todos os delatores que depuseram no processo isentaram Marcelo Odebrecht. Ninguém acusou direta ou indiretamente Marcelo. Temos esperança que o próprio magistrado reveja a prisão preventiva decretada porque, quando decretada, o foi com base em fatos que foram absolutamente afastados durante a instrução pela palavra, não apenas de Marcelo, mas também pelas palavras das testemunhas de acusação, de defesa e pelos próprios delatores”, disse o advogado.

A oitiva estava prevista para ser realizada pela manhã, mas foi adiada para o período da tarde devido a motivos pessoais do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância.

A audiência é referente à ação penal que apura pagamento de propina a funcionários da Petrobras, envolvendo executivos da empreiteira Odebrecht.

Foi a primeira vez que Marcelo Bahia Odebrecht participou de uma audiência da Lava Jato na Justiça Federal. Ele está preso no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana da capital paranaense.

Por meio de e-mail, a assessoria de comunicação da Odebrecht se manifestou sobre o depoimento e ressaltou que Marcelo Bahia Odebrecht negou as acusações feitas contra ele.

**Veja a nota na íntegra:

“Marcelo Odebrecht prestou hoje (30/10) depoimento no qual fez esclarecimentos ao juiz sobre as acusações que lhe são imputadas na denúncia do Ministério Público Federal do Paraná (MPF-PR).

Em declarações ao juiz e por escrito, Marcelo refutou com firmeza as acusações que são feitas a ele na peça acusatória. Encerrada a instrução do processo, colhidas todas as provas e depoimentos, ficou absolutamente claro que não há qualquer envolvimento de Marcelo com os fatos narrados pela acusação.

Perguntados pelo MPF e pelo juiz do caso, nenhum dos ‘delatores’ e testemunhas de acusação relatou qualquer participação de Marcelo em supostas irregularidades.
Além disso, Marcelo lamentou a prisão absolutamente ilegal imposta a ele há mais de 130 dias. Não há fundamento subsistente para impor essa medida extrema de restrição de liberdade.

Na verdade, tudo o que foi alegado para prender Marcelo já foi desmentido:
– Um suposto depósito na conta de Barusco, desmentido pela própria Força Tarefa;
– Um e-mail entre executivos da empresa, que restou inteiramente esclarecido no depoimento de Pedro Barusco, prestado ontem ao mesmo juiz;
– E anotações, feitas dele para ele mesmo, que não denotam crime algum, apenas observações absolutamente pessoais sobre assuntos que Marcelo tomava conhecimento pela imprensa.

Desse modo, seguimos confiantes não só na sua absolvição neste processo penal, como na revogação da prisão, por meio de habeas corpus que aguarda julgamento no Superior Tribunal de Justiça.”

Depoimentos da manhã
Este foi o terceiro dia de depoimentos das pessoas denunciadas nesta ação penal pelo Ministério Público Federal (MPF), com base nas investigações da Operação Lava Jato.

Outros dois réus neste processo que é referente à 14ª fase da operação, deflagrada em junho deste ano, foram ouvidos pela manhã: os ex-diretores da empreiteira Marcio Faria da Silva e Rogério Santos de Araújo. Os dois respondem pelos mesmos crimes de Marcelo Bahia Odebrecht  e também estão detidos no Complexo Médico-Penal.

“O interrogatório foi excelente. Meu cliente teve oportunidade de responder 100% das indagações do juízo e do Ministério Público. Ele também teve a capacidade de mostrar qual o papel dele e o profissional competente que é. Ele não só negou a existência de cartel, como explicou também como as coisas funcionavam, as parcerias e as relações legítimas entre as empresas”, afirmou a advogada Dora Cavalcante, que defende Márcio Faria da Silva.

Flávia Rahal, advogada de Rogério Santos de Araújo, também comentou o depoimento com a imprensa: “Na audiência, meu cliente teve oportunidade de refutar um a um os pontos da acusação. Acho que foi muito bom pra que ele pudesse dizer inclusive a sensação de estar sendo acusado de forma tão gravosa e injusta. Ele pode rebater as afirmações feitas pelos delatores demonstrando a atuação lícita que sempre teve nos negócios que realizou com a empresa Petrobras. Estou extremamente satisfeita e acredito que ele também”.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.