Apenas 13% dos patrões conseguem emitir boleto do e-Social

1Quem já vinha quebrando a cabeça para tentar emitir a guia de pagamento dos tributos do empregado doméstico terá de exercitar um pouco mais a paciência. Apesar de admitir problemas no e-Social – site oficial para cadastro de empregadores e empregados e para a emissão do boleto de pagamento –, a Receita Federal informou ontem que não vai mudar o prazo de pagamento sem multas da guia única referente aos tributos dos rendimentos do trabalhador no mês de outubro. O vencimento é nesta sexta-feira. Segundo representantes da Receita, foram feitos ajustes no e-Social. O órgão vai esperar até o meio-dia para ver se o site passa a funcionar sem maiores problemas. Caso eles continuem, a solução alternativa para impressão da guia deve ser anunciada ainda nesta quarta-feira.
Até o fim da tarde da terça-feira, 134 mil guias de pagamento tinham sido emitidas. A estimativa com as correções realizadas no site é de que as emissões das guias cheguem a 250 mil até o meio-dia de hoje. Andréa Macedo, presidente do Sindicato dos Empregadores Domésticos (Sedope), disse que o site está “impraticável há três dias” e que o adiamento do prazo de recolhimento deveria ser a solução mais acertada por parte da Receita Federal. “Não existe um processo em que ninguém consegue realizar nada por tanto tempo. As pessoas não conseguiram sequer realizar o cadastro como empregador, quanto mais chegar ao processo de emissão da guia.”

Segundo Andréa Macedo, muitos empregadores foram ao sindicato e não conseguiram avançar com a obrigação porque “está tudo inoperante”. Ela lembrou que muitas pessoas já têm dificuldade com a internet. “E piora quando o site não ajuda”. Desde que o site apresentou erros, milhares de empregadores se queixaram da impossibilidade de avançar com o trabalho de cadastramento e a subsequente emissão de boleto. “Você vai fazendo o passo a passo. Quando chega em certo ponto, o sistema não funciona mais, apresenta um erro, um código e obriga você a fazer tudo de novo. É impraticável. É uma questão de lógica que seja concedido um novo prazo de pagamento ou uma forma manual para o recolhimento, como se fazia com o INSS”, sugeriu.
O subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Iágaro Jung Martins, tentou acalmar os ânimos informando que a Receita não vai deixar as pessoas sem possibilidade de pagar. “As pessoas não precisam se preocupar. Se tem algum lugar que se preocupa com o pagamento de impostos é a Receita Federal. Caso as correções não surtam efeito, será dada a alternativa mais fácil de ser cumprida. A Receita não vai deixar os contribuintes sem alternativa de pagar”, garantiu em entrevista coletiva.

Empregos da categoria vêm apresentando queda

O desaquecimento da economia não está perdoando os trabalhadores domésticos. A alta da inflação e o aumento do desemprego estão levando os empregados a voltarem para a informalidade. Números do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que, de janeiro a agosto, foram admitidos 17.077 trabalhadores com carteira assinada, o que representou uma queda de 15,9% em relação ao mesmo período de 2014.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, do IBGE, mostram que, nos últimos três meses encerrados em agosto, eram 6 milhões de domésticos. O número, no entanto, cresceu 1,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior e 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Para especialistas, a alta do número de domésticos, apesar da redução de admissões, é sinal de que, sem chances com carteira assinada, os trabalhadores não estão encontrando muitas opções se não atuar na informalidade, como diaristas. Segundo o IBGE, no segundo trimestre de 2015, eram 4,08 milhões de trabalhadores sem carteira, crescimento de 0,2% em relação ao primeiro trimestre.
E o efeito disso não deve ser atribuído exclusivamente em decorrência da ampliação dos direitos que trabalhadores adquiriram com a regulamentação da Lei das Domésticas, em junho, alertou Marcos Machuca, CEO da Lalabee, empresa de serviços digitais para a gestão de funcionários do setor. Ele reconhece que, com a emissão do Simples Doméstico, o custo mensal aumentou 26,3% para os patrões que ainda não tinham assinado a carteira de trabalho, mas lembra que a escalada do custo de vida está castigando os patrões.
Fonte: DP

 Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.