Curso de alfabetização com ajuda da internet facilita ensino de jovens e adultos

1A internet virou ferramenta fundamental em um curso de alfabetização para jovens e adultos em Pombal, cidade localizada a cerca de 325 quilômetros de João Pessoa, capital da Paraíba. As aulas práticas semanais desenvolvidas no laboratório de informática da Escola Municipal Francisco José de Santana possibilitam aos alunos estudar temas até então desconhecidos.

A professora do curso, Jacqueline Liedja, disse que assim que no primeiro contato com os estudantes percebeu o distanciamento deles com o atual mundo dos computadores. “Eu percebi que eles eram totalmente desconhecedores do mundo tecnológico de hoje. Eles tinham dificuldade em manusear o mouse, em mexer no teclado e até de ligar o computador. Tudo era desconhecido para eles. No início, era uma coisa muito nova para eles.”
Nas aulas, foi necessário ensinar o básico: como ligar o computador, como chegar e utilizar um site de busca, apresentar a área de trabalho da internet e também a inserção dos alunos nas redes sociais. Segundo Jacqueline, foi criado um perfil de cada aluno na rede social (Facebook) para que fosse trabalhado de forma pedagógica alguns usos da página. “Todas as seções do Facebook (mural, álbuns, bate-papo) foram trabalhadas com fins pedagógicos. Por exemplo, no bate-papo eu tentava estimular a interatividade entre eles.”

A professora disse ainda que os alunos deram continuidade ao aprendizado, com alguns entrando na internet habitualmente. Jacqueline acrescentou que a alegria dos estudantes em descobrir um novo meio foi “contagiante”. “Eu percebi que era um medo e uma alegria ao mesmo tempo.” Para ela, a internet foi “uma ferramenta maravilhosa nesse processo todo por ser dinâmica, atrativa e significante”.

A professora Ana Paula de Abreu Moura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que coordena o Programa Integrado para Educação de Jovens e Adultos, explicou que é preciso trazer as experiências do cotidiano com a leitura e a escrita desse tipo de público para o ensino dentro da sala de aula.
“O adulto, quando entra no processo de escolarização, fica o tempo inteiro tentando entender o significado da palavra e associá-la, de alguma forma, com a vida dele. Por isso, durante o processo pedagógico, é importante perceber por onde está caminhando a leitura deles e que leituras eles já têm”, afirmou.
O comerciante Wellington Nascimento, de 27 anos, seguia o perfil descrito por Ana Paula porque, segundo ele, como não sabia nada e era ex-presidiário, não tinha oportunidades na vida. No entanto, isso mudou após o curso de alfabetização na escola municipal de Pombal, disse.
“Depois do curso, em que eu aprendi a ler e escrever, eu passei a ter meu próprio negócio e a dar palestras em colégios. Hoje eu tenho autonomia para ler, escrever, e mexer na internet. Há dois anos, o Facebook era algo totalmente desconhecido e eu não sabia o que era. O povo postava foto, mandava mensagem e eu não sabia o que era isso. Hoje, eu uso as redes sociais todo dia”, afirmou.
A dona de casa Genilda Lopes, de 37 anos, disse que, antes do curso, não sabia nem ligar o computador e nem navegar ma rede mundial de computadores. “A internet foi muito importante para mim. Hoje em dia, eu sei mexer na internet. Hoje, eu converso com os amigos pelo Facebook.”
Fonte: JC

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.