Casos de microcefalia fazem Brasil declarar estado de emergência em saúde pública

1O aumento em Pernambuco do número de recém-nascidos com microcefalia – condição em que o tamanho da cabeça é menor do que o normal para a idade – levou o Ministério da Saúde (MS) a declarar ontem estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) para dar maior agilidade às investigações dos novos casos, que têm chamado a atenção de especialistas pelo caráter inusitado das ocorrências.

É a primeira vez que o País vive essa situação de emergência em saúde pública – um mecanismo previsto em lei, há quatro anos, para casos que demandam o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. O decreto é de 2011 e, desde então, não existia um cenário que justificasse situação de emergência de saúde pública, segundo informou ontem o MS.

A partir dessa medida, haverá uma mobilização prioritária para que as etapas da investigação no aumento da incidência da microcefalia sejam cumpridas com mais celeridade. Desde 27 de outubro, quando foi instituída a notificação compulsória imediata dessa anomalia em Pernambuco, a plataforma do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs/PE) já tem cadastrados 141 bebês nascidos este ano com microcefalia. Em comparação com os últimos anos, esse número é expressivo (de 2011 a 2014, a média era de nove registros por ano).

No Estado, os especialistas observam um aumento no número de recém-nascidos com essa anomalia congênita desde agosto, quando o Hospital Barão de Lucena (HBL), o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) começaram a perceber que houve uma mudança de padrão na ocorrência da microcefalia. “Só no Imip, já nasceram 26 bebês nessa condição este ano. Além disso, especialistas em medicina fetal que acompanham as gestantes durante as ultrassonografias relatam que observaram alguns casos em que o feto apresenta perímetro cefálico menor do que o esperado para a idade gestacional”, diz a coordenadora de pediatria do Imip, Mônica Coentro.

Em outubro, quando o MS foi comunicado sobre a nova realidade, começou uma busca ativa dos casos com a participação de profissionais do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (Episus). “Eles permanecem no Estado visitando as maternidades e indo até a casa das mães que recentemente deram à luz bebês com microcefalia. O Ministério da Saúde vai direcionar outros profissionais para apoiar o Estado nas investigações de campo, mas ainda não sabemos quantos serão destinados a mais para essa função”, diz a secretária-executiva de Vigilância em Saúde de Pernambuco, Luciana Albuquerque.

O Ministério da Saúde também foi comunicado de que os Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte passam por uma mudança de padrão na ocorrência da microcefalia. A reportagem do JC tem recebido depoimentos de famílias que vivem na Bahia e que relatam ter sido informadas, durante ultrassonografias realizadas na gravidez, que o filho apresenta o tamanho da cabeça menor do que o normal para a idade gestacional.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.