AACD e Estado avaliam parceria para agilizar atendimento a bebês com microcefalia

1A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) está discutindo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco formas de agilizar o atendimento dos bebês que nasceram com microcefalia e que serão encaminhados para a entidade, localizada na Ilha do Leite, bairro da área central do Recife. Em quatro meses, de agosto a novembro de 2015, o Estado registrou 141 casos de microcefalia em recém-nascidos.

“Não temos como absorver todos de uma vez, nenhuma instituição teria essa capacidade. Trata-se de uma situação atípica porque o número de casos é muito grande e há um limite de capacidade”, observa a neuropediatra da AACDBianca Madeiro. Segundo ela, as crianças com indicação de tratamento na entidade terão de entrar numa fila de triagem (como se faz com todos os pacientes da instituição) e esperar a primeira consulta.

Por mês, a AACD realiza uma média de 2.208 atendimentos clínicos e 9.505 terapêuticos. “Essa é a demanda normal da instituição, pela quantidade de terapeutas”, diz Bianca. Os profissionais, diz ela, já têm pacientes antigos agendados, por isso a chegada de um grande número de casos, ao mesmo tempo, precisa ser discutida com a Secretaria Estadual de Saúde.

Bianca Madeiro esclarece que a criança não será encaminhada à AACD apenas por ter microcefalia. Isso vai depender do tipo de terapia que o paciente precisará. “Como são muito novinhos, os bebês necessitam, inicialmente, de acompanhamento. À medida que vão crescendo, as sequelas aparecem”, declara. Quando predomina a deficiência motora, a reabilitação pode ser feita na AACD, com terapia semanal ou recebendo orientação de um terapeuta.

Mas a criança com microcefalia também pode desenvolver deficiências cognitivas, visuais e auditivas. A referência para problemas auditivos é o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). A Fundação Altino Ventura atende os casos de deficiências visuais. E a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é a indicada para os problemas cognitivos, diz a neuropediatra.

CONSULTA

Um bebê de dois meses de vida, nascido no Grande Recife, com o diagnóstico de microcefalia (o tamanho da cabeça pequeno para a idade), ainda não passa por terapias. Ele nasceu em 11 de setembro, ficou 40 dias internado e recebeu alta médica com a indicação de ser acompanhado por neuropediatra e fisioterapeuta, diz a mãe do menino, uma mulher de 30 anos.

Nesta segunda-feira (16), ele fez a primeira consulta no Hospital UniversitárioOswaldo Cruz, o serviço de referência em infectologia do Estado, na área central do Recife. A mãe disse que teve uma gravidez tranquila e só descobriu a anomalia após o nascimento da criança. “Tive manchas no corpo no sexto mês de gestação, por três dias, fui ao médico e disseram que provavelmente seria alergia.”

De acordo com a mãe, ele foi o quinto bebê que nasceu com microcefalia no Hospital Vasco Lucena, em Jaboatão dos Guararapes, na semana de 11 de setembro. “Levei um baque quando soube, mas ele é meu filho, acima de qualquer coisa. Para mim, o amor é ainda maior. Tenho uma filha de 8 anos e a diferença é apenas uma: ela é menina, ele é menino”, diz.

Fonte:  JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.