Estados do Nordeste puxam estatística de mortes violentas de jovens no país

1Em uma década, a taxa de mortes violentas de pessoas de 20 a 24 anos do sexo masculino cresceu 5% no país, puxada por Estados da região Nordeste, mostra a pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgada nesta segunda-feira (30) pelo IBGE. Em 2014, as causas violentas – sobretudo acidentes de trânsito e assassinatos – tiraram a vida de 179 de cada 100 mil pessoas de 20 a 24 anos no país. Em 2004, essa taxa estava em 170, segundo os dados da pesquisa.

Foram 15.454 mortes violentas de jovens registradas no ano passado. Além dos acidentes de trânsito e assassinatos, essas causas externas incluem casos de afogamento, suicídios e quedas acidentais, por exemplo. Alagoas foi o Estado mais cruel com seus jovens. A proporção de mortes violentas foi de 332 por 100 mil pessoas de 20 a 24 anos, a maior do país. Há uma década, era de 130 por 100 mil pessoas nessa faixa etária. O Rio Grande do Norte foi o segundo mais violento, com 268 mortes por 100 mil, segundo a pesquisa. Em 2004, a taxa era menos da metade da atual, de 113,5 mortes. Na Bahia, cresceu de 98,4 para 242,2 por 100 mil.

No caso de Pernambuco, foram 5.472 óbitos considerados violentos em todas as faixas etárias – sendo 4.752 homens e 699 mulheres. Apenas em relação à Região Metropolitana do Recife (RMR), são 1.871 entre a população masculina e 324 feminina. No Nordeste, o Estado fica atrás apenas da Bahia (9.971) e Ceará (7.099) no total de óbitos violentos.

Para efeito comparativo, em 2013 foram 5.141 óbitos violentos em Pernambuco – 4.446 homens e 690 mulheres. Enquanto os números brutos aumentaram no Estado, a situação ficou relativamente melhor nos outros dois à frente no ranking: na Bahia, foram 9.863; no Ceará, 7.341 óbitos violentos no ano.

Segundo Fernando Albuquerque, pesquisador da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, o crescimento das mortes ocorre, entre outros fatores, pela maior urbanização da população nesses Estados. “A metropolização no Nordeste, que é mais recente, pode estar contribuindo para isso. São cidades saturadas, com inchaço das periferias. Os acidentes de trânsito são uma fonte importante para o crescimento do número de mortos, além dos assassinatos”, disse Albuquerque.

Houve melhora nas estatísticas de mortes por causas violentas nos Estados de São Paulo (de 223,9 para 122,7 a cada 100 mil homens) e, também, no Rio de Janeiro (de 264,2 para 93,3 a cada 196 mil) em uma década. No Rio de Janeiro, além de iniciativas como a Lei Seca, as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) teriam contribuído para a redução do número de mortes violentas entre jovens na região metropolitana e, consequentemente, no Estado do Rio.

“São Paulo era o quarto pior entre as 27 unidades da federação em 2004. Agora, é o quinto com menores números. São iniciativas para reduzir acidentes de trânsito, ainda que permanecem altos, e a própria redução nos números de homicídios”, disse o pesquisador.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.