Médicos pedem que governo ‘saneie’ a Hemobrás, novo alvo da PF

1A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) – formada por médicos e profissionais da área de sangue e hemoderivados – informou que acompanha “com preocupação” a Operação Pulso, da Polícia Federal, deflagrada na quarta-feira (9) para reprimir organização criminosa envolvida em um esquema de direcionamento de licitações e desvio de recursos públicos da Hemobrás – Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, vinculada ao Ministério da Saúde

“A ABHH, ao longo dos últimos anos, denunciou a falta de transparência nos negócios da Hemobrás e solicitou, por várias vezes, assento, como representante dos especialistas em hematologia e hemoterapia, no Conselho da Empresa, pleito este que nunca foi considerado”, afirma a entidade, em nota divulgada na quarta. “A ABHH espera que, apesar das graves irregularidades apontadas, o fornecimento de medicamentos aos pacientes não seja interrompido e que o governo aproveite a oportunidade para sanear esta empresa que é de todos os brasileiros”, diz o texto.

A PF mira nos principais dirigentes da Hemobrás, entre eles o diretor-presidente Rômulo Maciel Filho e o diretor de Produtos Estratégicos e Inovação Mozart Sales, criador do programa Mais Médicos, polêmica aposta do governo Dilma Rousseff para a área da saúde pública. Quando os agentes chegaram ao prédio residencial de Maciel Filho, em Recife, “voou” dinheiro vivo pela janela.

Maciel Filho e Mozart Sales foram afastados de suas funções. A Operação Pulso aponta desvios por meio de obras e contratos superfaturados. Os recursos desviados podem ter sido usados para financiar campanhas eleitorais, segundo os investigadores.

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular destacou que a Hemobrás “é responsável pelo recolhimento do plasma excedente do hemocentros públicos e seu posterior encaminhamento para o fracionamento pela empresa francesa LFB”.

Um dos contratos sob suspeita da PF é relativo ao armazenamento do plasma feito ultimamente em caminhões frigoríficos. O contrato inicial, no valor de R$ 880 mil teria sido majorado para R$ 8,3 milhões sem licitação.

“A Hemobrás também é responsável pela compra e distribuição dos fatores de coagulação usados para o tratamento de pacientes hemofílicos, o que causa preocupação nos médicos e pacientes ante a possível interrupção deste fornecimento”, alerta a ABHH.

Defesas

Em nota publicada em sua página na internet, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia informou que está colaborando com as investigações. A Hemobrás afirma que “as ações da Operação Pulso não atrapalham o funcionamento da empresa nem o cumprimento dos prazos já estabelecidos na entrega de medicamentos em todo o território nacional”.

Na quarta-feira (9) quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Pulso, o Ministério da Saúde emitiu nota à imprensa dizendo que “considera inadmissível qualquer uso inadequado e irregular de recursos públicos, sobretudo quando se trata de desvios de verba da saúde, impactando na vida de pacientes e familiares”.

A nota dizia que até aquele momento a pasta não havia sido notificada da Operação Pulso da Polícia Federal, deflagrada nesta quarta-feira (9). “Em todo caso”, afirma a o texto, “o Ministério da Saúde está buscando conhecer o objeto da investigação para que, então, possa adotar qualquer medida que seja necessária. A pasta também se colocou “à disposição das autoridades policiais para contribuir com as investigações”.

Segundo a Hemobrás, Romulo Maciel Filho “não deseja” se manifestar à imprensa sobre a Operação Pulso. Mozart Sales não foi localizado para comentar.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.