Shopping do Grande Recife têm horário especial para compras de fim de ano
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
As compras de Natal chegaram à reta final. Desde a primeira quinzena do mês, os principais shoppings da Região Metropolitana do Recife estão com horário ampliado e agora, mais perto das festas, a dinâmica do abre e fecha também muda. O movimento do comércio intensificou-se desde a sexta-feira (18), último dia para o pagamento da segunda parcela do 13º salário.
As vendas vão ajudar a amenizar um 2015 difícil para o varejo, que, como alternativa ao aumento do desemprego e da inadimplência, recheou as vitrines de ofertas durante o ano inteiro e realizou campanhas agressivas de renegociação de débitos. O setor de shoppings sentiu menos a queda nas vendas.
Os malls saem na frente por conseguirem atrair os clientes além das compras. Para os centros de compras, foi um período de repensar as estratégias e cativar as famílias através de entretenimento, tecnologia, interatividade e exclusividade. No Estado, a Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) trabalha com uma previsão de expansão das vendas de 5% neste Natal, na comparação com o ano passado.
Segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 19,6 milhões de brasileiros pretendem comprar os presentes apenas uma semana antes do Natal. Eles representam 14,3% dos consumidores que têm intenção de presentear alguém neste fim de ano. A pesquisa também revela que 4,3% dos entrevistados vão adiar as compras natalinas, preferindo aproveitar as liquidações de início de ano.
O ruim é que, comprando de última hora, o tempo para pesquisar fica mais apertado. O ideal é priorizar o pagamento à vista. Em novembro, as taxas de juros subiram pelo 14º mês seguido, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac). Tendo em vista o cenário econômico, a tendência é que haja outras elevações nos próximos meses. No cartão, os juros já chegam perto de 380% ao ano. No cheque especial, ultrapassam 230%.
Danielle Halinski, gerente de marketing do RioMar Recife comenta que os horários mais elásticos e as propostas de parcelamentos das lojas estão sendo responsáveis pelo aumento do fluxo de consumidores nestes últimos dias. “Na quinta (17), quando iniciamos o horário ampliado até a meia-noite, notamos um fluxo grande de famílias, incluindo crianças pequenas”, relata.
A gerente de marketing do Shopping Boa Vista, Tárcia Galvão, reforça que o cenário não é muito otimista em relação ao crescimento das vendas, mas o fluxo de clientes vem sendo mantido neste fim de ano. O que mudou foi o tíquete médio deixado pelo consumidor nos malls. As pessoas estão comprando menos e pesquisando mais.
Fonte: JC
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário