Três últimos feridos da tragédia na BA chegam a PE nesta terça-feira
Os três últimos sobreviventes internados em Jequié (BA), vítimas do acidente ocorrido no último sábado (3) na BR-116, no sudoeste da Bahia, serão trazidos para Pernambuco nesta terça-feira (6). Eles serão transportados por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) equipados com UTI até o final da tarde. O estado de saúde dos trabalhadores é estável.
Todos os corpos das vítimas já foram identificados e chegaram a Buíque, no Agreste de Pernambuco. Dos 34 mortos, 23 já foram enterrados na cidade. “Alguns ainda faltam ser liberados para que as famílias possam providenciar os sepultamentos”, afirmou o secretário executivo de Defesa Social do Estado, Alexandre Carvalho.
Na última segunda-feira (5), o dia foi de comoção em todo o município, quando parentes e amigos acompanharam o enterro das vítimas. “Perdi seis parentes no acidente. Tudo isso foi muito triste”, lamenta Maria da Silva. Os sepultamentos contaram com a presença do arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido. O governador Eduardo Campos compareceu a Buíque para se solidarizar com os parentes no fim da tarde da segunda.
Acidente
A colisão envolveu um ônibus, que transportava 44 trabalhadores do corte de cana, um caminhão e uma carreta carregada com materiais de escritório. Os trabalhadores seguiam da cidade de Jateí, em Mato Grosso do Sul, para Pedra e Buíque, no Agreste de Pernambuco.
O acidente aconteceu, no sábado (3), no km 583 da BR-116, região conhecida como “Serra do 100”. De acordo com as informações da PRF de Milagres, o local é uma ladeira. No trecho, a estrada é composta por três pistas, duas utilizadas para subida e uma usada para descida.
De acordo com a polícia, o ônibus com os trabalhadores fazia uma ultrapassagem permitida nas duas vias de subida no momento em que a carreta descia a estrada no sentido contrário. O motorista da carreta teria perdido o controle e o semi-reboque que ela transportava teria invadido a pista contrária, atingindo o ônibus e jogando-o para fora da pista. O caminhão, por sua vez, foi atingido pelo ônibus.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que o ônibus envolvido não tinha autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e circulava mediante uma liminar expedida pela Justiça de Brasília.
Investigação
A delegada Maria do Socorro Damásio, da cidade de Jaguaquara (BA), que ouviu os motoristas da carreta e do caminhão envolvidos no acidente na tarde da segunda-feira (5), deve indiciar o condutor da carreta por homicídio doloso, quando há intenção de matar. “Ao andar na contramão ele assume a responsabilidade pelos acidentes que pode causar, é o chamado ‘dolo eventual'”, explica Maria do Socorro. O inquérito deve ser entregue pela delegada à Justiça até o próximo dia 3 de janeiro.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário