Delegada vai pedir prisão preventiva de motorista da carreta

A delegada Maria do Socorro Damásio, responsável pelas investigações do acidente que matou 33 pessoas de imediato no último sábado, disse ontem que pedirá a preventiva de Márcio Clênio Machado, 55 anos. Ele é o motorista da carreta que se chocou na BR-116, em Nova Itarana (BA), com um ônibus que levava trabalhadores rurais do Mato Grosso do Sul (MS) para Buíque (PE). Márcio, que chegou a ser considerado foragido, apresentou-se na Delegacia de Jaguaquara (BA) na manhã de ontem.

Depois de prestar depoimento ele foi indiciado por homicídio doloso (com intenção de matar). A pena varia de seis a 30 anos de detenção. A delegada disse que está esperando a conclusão da perícia técnica, que deve sair em até 20 dias, para formalizar o pedido de prisão do motorista. O agricultor José Cláudio Cavalcanti da Silva, que estava internado, teve a morte encefálica confirmada no início da tarde. Agora, 34 vítimas perderam suas vidas na tragédia.

À delegada, o motorista da carreta negou que estivesse dirigindo na contramão, como apontaram perícias feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Acompanhado de um advogado, Márcio Clênio não demonstrou arrependimento e saiu da delegacia sorrindo. “Ele aparentou frieza. E chegou a dizer que não podia fazer nada para evitar o acidente”, afirmou Maria do Socorro Damásio. Mas nenhum dos argumentos apresentados por Márcio foram consistentes, segundo a delegada. Antes de escutá-lo, ela já havia ouvido o motorista do caminhão-baú, que vinha logo atrás do ônibus e é considerado testemunha-chave do acidente.

Rodrigo Mendonça de Almeida, 23 anos, confirmou a versão apresentada pela PRF e pela Polícia Civil da Bahia. “Ele disse que, na hora do acidente, estava sendo ultrapassado pelo ônibus na faixa permitida. Depois da passagem, Rodrigo afirmou que viu o motorista da carreta pegando a contramão. Ele confirmou que Márcio agiu com imprudência”, comentou a delegada. Hoje ela espera ouvir mais uma testemunha. É um motorista, que já foi localizado. O homem passou pela carreta dez minutos antes do acidente e notou que Márcio pilotava em alta velocidade. O horário do depoimento vai depender de quando o rapaz chegará a Jaguaquara. Ontem ele estava em Feira de Santana (BA).

A delegada explicou que, ao trafegar na contramão, Márcio colocou em risco a vida dele e de todos que estavam na rodovia, assumindo a responsabilidade pelos resultados. “Ele vai responder pela morte dessas 34 pessoas”, comentou Maria do Socorro. Segundo as perícias iniciais feitas pela PRF, o acidente não foi provocado por falha mecânica da carreta. A PRF também informou que Márcio foi submetido a testes de alcoolemia, que deram negativo. O caso deveria ter ficado com a Delegacia de Nova Itarana mas, como o titular da unidade está de férias, foi repassado para Jaguaquara, que fica a 60 km do local da tragédia.

O laudo da perícia técnica que vai indicar as causas do acidente sai em até 20 dias. Mas o resultado pode sair antes, já que a delegada pediu urgência. Depois do acidente, que aconteceu ap[os a meia-noite do sábado, Márcio Clênio sofreu escoriações e chegou a ser levado para o Hospital Prado Valadares, em Jequié (BA). Com ferimentos leves, ele recebeu alta  por volta do meio-dia de sábado. Desde então, não foi mais visto na cidade e foi dado como foragido. Com a colisão, o motorista do ônibus morreu na hora.

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.