Recife adota regras mais rígidas na concessão de benefícios

1Com gastos mensais de R$ 30 milhões para pagamento de aposentadorias, sendo R$ 5 milhões destinados apenas às pensões vitalícias, a Prefeitura do Recife atualizou o regime de previdência e adota regras mais rígidas na concessão de benefícios. Há 10 anos sem atualização, as mudanças no regimento foram publicadas no Diário Oficial do último dia 24. Do pacote de alterações, a de maior relevo é a que determina que a pensão só será vitalícia para a viúvas ou viúvos com mais de 44 anos. No último mês, o executivo finalizou o censo previdenciário e mais de 3 mil servidores inativos não se recadastraram e podem ter o benefício de janeiro suspenso.

 A mudança na idade está alinhada às regras do governo federal, que atualizou a legislação em junho. A intenção da prefeitura é acabar com o benefício para pessoas jovens. Segundo o advogado previdenciário Paulo Perazzo a alteração é uma tentativa de reduzir as fraudes na previdência. “Na comparação com o governo federal, as replicações (das mudanças) no município demoraram muito. Ainda deram uma janela de tempo para muita gente que morreu de março para cá, por exemplo, se beneficiar com a pensão vitalícia”, critica. “Não é incomum jovens de 20 anos se casarem com idosos para ficarem com a pensão”. 

As modificações não atingem quem já recebe a pensão. Também receberá o benefício vitalício quem adquiriu o direito antes da validade das novas regras. Pelo novo regime, ao beneficiário com menos de 44 anos de idade, a duração da pensão cai. Uma viúva com 21 anos, por exemplo, terá o benefício por três anos.

Atualmente, a Autarquia Previdenciária do Município do Recife (Reciprev) paga 2.005 pensões vitalícias. O presidente da entidade, Manoel Carneiro, explica que não é possível estimar quanto será economizado com a atualização da lei. Segundo ele, só será possível informar após a conclusão do censo.

Iniciado em outubro, o levantamento durou dois meses. No apagar das luzes de 2015, porém, mais de três mil dos 28 mil servidores não fizeram o recadastramento. Os inadimplentes sentirão o atraso no bolso. “Os que não fizeram o censo no tempo divulgado terão o salário suspenso a partir de janeiro”, afirmou Carneiro.

“Eles terão que vir à sede da Reciprev atualizar os dados. Vamos fazer aqui um grande esforço no sentido de atender ao pessoal”, acrescentou. O presidente também rebate às críticas de atraso e afirma que as discussões tiveram início há dois anos. “Desde dezembro de 2013 estávamos discutindo as medidas e coincidiu com as propostas do governo federal que, evidentemente, teríamos que incorporá-las”, explica.

Para o diretor de imprensa do Sindicato dos Servidores Municipais, Clínio Oliveira, o projeto foi mais “uma arrumação estética” do regime previdenciário. “Não teve nenhum ataque no campo dos direitos”, avalia.

Fonte: JC

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.