Conheça a história de Conceição, a mulher que sobreviveu após ser atropelada por um ônibus

20160113101751149581aOs pensamentos de Maria da Conceição Silva, 42 anos, estão no futuro. Mas quando ela fecha os olhos para adormecer à noite, as cenas de um passado recente, com um ônibus desgovernado vindo em sua direção, não lhe deixam em paz. O sono desaparece.
A diarista foi atropelada quando chegava para trabalhar, na última sexta-feira, no bairro de Boa Viagem, no Recife. Uma câmera de segurança de um condomínio flagrou quando o carro, que vinha pela Rua José Domingos da Silva, e o ônibus, que seguia pela Rua Padre Cabral, colidiram e esse último subiu a calçada, arrancando uma árvore e atingindo Conceição.

Doméstica desde os 10 anos de idade, Conceição foi obrigada a deixar a escola por causa do trabalho na infância. Sem o domínio das letras, ela mal assina o nome. Diz sentir-se agradecida por ter aprendido pelo menos a “limpar casa de família”. Não consegue fazer outra coisa, afirma. O trabalho lhe permitiu criar quatro filhos.
Agora, internada no Hospital da Restauração desde a última sexta-feira, a mulher com nome de santa teme não recuperar a capacidade de trabalho. “Me sinto magoada. Só me vem na cabeça o trabalho. Minha mãe me criou na palha da cana. Eu sou do mesmo jeito. Não sei o que seria de mim se não fosse doméstica. Tenho medo de não conseguir trabalhar. Tô perdida se isso acontecer”, lamenta. O companheiro, pedreiro, está desempregado. Uma preocupação a mais para Conceição.
Canhota, a doméstica está com o lado esquerdo do corpo muito ferido. Levou pontos no braço, na cabeça e teve uma fratura exposta no pé esquerdo. Por enquanto, está sem previsão de alta. “Só quero meu braço e minha saúde de volta. Dinheiro não traz felicidade”, reflete, na cama do hospital.
Apesar de entristecida e preocupada, Conceição se sente atingida por um tal milagre. “Me levantei e disse: ‘oxe, tô viva’. Lembro que levantei cambaleando, limpei a roupa e ouvi o pessoal gritando, não ande não. Fiquei tonta, mas consciente”.
Pergunto se depois do susto ela está mais apaixonada pela vida. “Minha filha, quero viver até o dia que Deus permitir. Não foi dessa vez que ele quis me levar. Acho que ainda não cumpri minha missão. Inclusive nem quero saber qual é essa missão”, responde, brincando.
Conceição não almeja mudanças em sua vida após cruzar tão de perto com a morte. Quer continuidade. No trabalho, na vida afetiva, na crença. “Quando sair daqui vou procurar a igreja (Assembleia de Deus) e dar meu testemunho”, diz.
Essa não é a primeira vez que Conceição escapa por pouco da morte. Filha de uma mulher com 18 filhos, ela é uma das nove que sobreviveu à pobreza. Em tese, já teria até tempo de aposentadoria, 32 anos de serviços prestados, se contados quando era apenas uma menina de 10 anos.
O primeiro filho veio aos 15, em plena adolescência, e somente voltou para seus braços aos 12, quando ela já havia deixado Timbaúba para viver e trabalhar no Recife. “Minha tia criou o bebê para mim porque eu era muito jovem. Depois me devolveu”. Moradora da comunidade do Detran, na Iputinga, Conceição até criou os filhos com seu trabalho, mas repete até hoje o ciclo de pobreza familiar.
Além da diarista, a motorista do carro, Elizabete Carvalho, 58, também ficou ferida. A doméstica ainda avalia se vai acionar a Justiça contra a empresa de ônibus, a Borborema. “Na hora o motorista desceu do ônibus e me pediu desculpas. Se Deus perdoou, porque eu não perdoaria? Mas vou conversar com quem entende de Justiça”, reflete. No HR, uma das filhas, Rayane Milena, 17, faz uma foto de Conceição a pedido do Diario. Esse momento elas querem esquecer para sempre.
Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.