Com chuvas em janeiro, agricultores querem voltar a plantar em Terra Nova

screenshot030Nos primeiros dias deste ano choveu em Terra Nova, no Sertão de Pernambuco. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), nos dez primeiros dias de 2016 choveu no município 124 milímetros. Um número superior à média esperada para o mês de janeiro que era de 79 milímetros.

William Gonçalves é agricultor em Terra Nova. A cidade teve registros de chuva e isso renovou as esperanças dos moradores da região. “A esperança de Terra Nova está melhorando bastante. Quem é agricultor e quem planta aqui sabe que melhorou muito”, conta.

O nível da barragem Nilo Coelho, que fica na Zona Urbana da cidade, tem capacidade para armazenar mais de 22 milhões de metros cúbicos de água, o reservatório voltou a ter água. Cerca de 3.600 agricultores dependem da água da barragem, usada para a manutenção da produção agrícola e para manter os animais.

O agricultor José João da Silva relembra como estava a situação antes das chuvas. “Há poucos dias, os jovens jogavam bola no local e não existia nada, era só seca, mas Deus é bom e de uma hora para outra melhorou as coisas”, relata.

Na Zona Rural de Terra Nova, a comunidade de Riacho Seco abriga cerca de 30 famílias que sobrevivem da agricultura e da criação de caprinos e ovinos. O açude do local passou cinco anos seco, mas agora o cenário mudou. “A gente tem uma criação de animais  e comprava milho para não deixar que os bichos morressem. Para sobreviver, meu marido tinha dois anos que estava fora e agora estamos preparando as terras na roça para começar a plantar”, argumenta a agricultora Maria Alvani Alves.

O município de Terra Nova se preparou para receber as chuvas, o que pode ajudar os agricultores e criadores a ter água armazenada por mais tempo. “Recuperamos cacimbas e atendemos na perfuração de poços artesianos, perfuramos de 5 a 25 poços para atender a demanda dos nossos agricultores. No abastecimento de água através do carro-pipa, atendemos 100 cisternas coma distribuição de água. Mesmo assim, já estamos com planejamento para atender eles no período de cheias.” explica o secretário de agricultura de Terra Nova, José Edivaldo David.

Edilson dos Santos é agricultor desde criança e estava sem plantar há anos por causa da longa estiagem. Ele agora está cheio de planos. “Com a água que nós temos aqui dá para plantar até 20kg de cebola. Os grandes produtores de cebola, nunca passaram de 5kg aqui. E 20kg de cebola é muita coisa”, ressalta.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.