Da quinta-feira (28) até a manhã desta sexta (29) foram registrados seis assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife. As linhas Barro/Macaxeira, TI/Tancredo Neves, Estação Cavaleiro/Jaboatão, Cohab/Cabo e um BRT foram roubados nas últimas 24 horas. Desde oreajuste no preço das passagens, que entrou em vigor no dia 18 de janeiro, 34 coletivos foram assaltados na RMR.
A onda de assaltos começou no dia 18 de janeiro; oito ônibus foram assaltados nos bairros de São José, Ibura, Areias e Campo Grande, no Recife, em Sucupira e Zumbi do Pacheco, em Jaboatão, no centro de Camaragibe e na Vila Sotave, no Cabo de Santo Agostinho. No dia seguinte, a história se repetiu, inclusive com o mesmo número de roubos: quatro ocorrências aconteceram em Jaboatão, duas no Ibura, Zona Sul do Recife, e as outras duas em Olinda e no Cabo. Na maioria dos casos, os bandidos usaram armas, como facas e até mesmo revólveres. O apurado dos ônibus e os pertences dos passageiros são os alvos.
Da quarta para a quinta (21), foram mais cinco ônibus assaltados, distribuidos em Jaboatão, Olinda e Recife. No ônibus da linha PE-15/Boa Viagem dois jovens, de 16 anos, entraram no coletivo e chegaram a pagar a passagem, mas, em seguida, renderam discretamente três passageiras e pediram celulares e o relógio de uma delas.
A violência voltou a acontecer uma semana depois, durante assaltos da quarta-feira (27) para a quinta (28). Uma dupla armada com revólver e facão rendeu passageiros e conseguiu levar R$ 176 da renda do coletivo. Nessas 24h, as linhas Cavaleiro/Jaboatão, UR-11/Barro, Cabo/Ipojuca, Barro/Cajueiro Seco e Barro/Prazeres foram vítimas. Também armado, um menor de 16 entrou com um revólver e rendeu passageiros do transporte complementar. Na fuga, os passageiros do ônibus correram atrás do bandido, que foi detido.
Em relação às ações para coibir o número de assaltos nos coletivos, a Polícia Militar afirma, em nota, que está promovendo reuniões com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana) para planejar um conjunto de ações ostensivas que venham a diminuir os crimes. Ainda segundo a corporação, duas operações de prevenção e policiamento ostensivo já estão em vigor.
Sobre as câmeras de segurança auxiliarem na prisão dos bandidos, há um regulamento, de acordo com o Grande Recife Consórco de Transporte, que as imagens devem ser repassadas pelas empresas de ônibus ao Consórcio em casos de assaltos e acidentes. Já o Consórcio tem a função de enviar o material à Secretaria de Defesa Social.
Segundo a Urbana-PE, desde 2007 as empresas têm investido em equipamentos de segurança nos veículos. Recentemente, algumas delas aumentaram o número de câmeras para até quatro por ônibus.
A nota da Urbana diz ainda que tem estimulado ainda a utilização de cartões eletrônicos para pagamento das passagens, de maneira a reduzir o montante de dinheiro a bordo e tornar as abordagens menos atrativas.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário