Projeto de Ipojuca vai treinar 1 mil soldadores
De olho nas oportunidades do setor naval, alavancadas pelo Estaleiro Atlântico Sul e pelo Promar, no Complexo Industrial e Portuário de Suape, a Prefeitura de Ipojuca anunciou um programa de formação profissional para capacitar 1.000 soldadores.
A Secretaria de Educação do município ainda não definiu data para lançar os editais e avisos públicos de convocação para inscrições do programa, mas garantiu que isso será feito “nos próximos dias”. No início de agosto devem começar as primeiras turmas.
O programa de formação de soldadores terá um aporte de cerca de R$ 2 milhões de recursos próprios de Ipojuca. A verba será usada, por exemplo, para custear todo o material técnico didático, fardamento, refeições e assistência pedagógica para os alunos, além da contratação de profissionais qualificados para instruir os futuros soldadores. O aluno receberá um kit com luvas, capacete, coletes e apostilas.
Cada turma terá 40 alunos. A meta é de serem formados 160 soldadores a cada três meses e 20 dias, tempo de duração do curso. Serão 368 horas/aula. As aulas serão realizadas na sede do Programa Jovem Legal, em Porto de Galinhas. Além de aulas práticas e teóricas sobre a engenharia naval e o ofício de soldador, os alunos terão aulas de português, matemática e de ética e relacionamento no ambiente de trabalho.
Os critérios para a inscrição no curso ainda estão sendo definidos. Mas, de antemão, a Prefeitura de Ipojuca já decidiu duas exigências: o candidato a uma vaga precisa ser ipojucano e ter o primeiro grau completo. A ideia é que nativos do município não percam as oportunidades de trabalho que estão surgindo e exigem capacitação profissional, mão de obra qualificada.
Fonte: JC Online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário