Horta Comunitária de Petrolina dá lugar a construção da UPAE
Em virtude da construção da UPAE na Avenida Honorato Viana, em Petrolina, uma velha conhecida dos petrolinenses teve de sair de cena hoje (08): a Horta Comunitária. Quem passou pelo local se assustou ao ver máquinas e tratores devastando o verde das várias espécies plantadas há décadas ali.
Maria Olívia dos Santos é cuidadora da horta há 30 anos e não segurou as lágrimas ao ver a devastação. “Eu choro de saudade, essa noite eu não dormi de pensar que ia chegar aqui e encontrar só terra. Criei meus filhos aqui, e passar meses sem vim pra cá me dói, mas eu aceito e acredito que tudo vai dar certo”, desabafou.
Em contrapartida o governo do estado vai arcar com as despesas para transferência da horta, que deve ser levada para poucos metros de distância do local original. Durante o período necessário para iniciar a produção, as famílias que vivem da horta serão indenizadas.
Apesar disso Manoel Ferreira, que também é cuidador antigo da horta, se emocionou ao tentar explicar que gostaria que a horta fosse primeiro transferida, antes de ser desmatada. “Eu só queria que eles viessem aqui com essas máquinas destruindo tudo depois que a nova horta estivesse plantada. A gente ia ter onde trabalhar. Agora deixou pra depois, como a gente fica? São 30 anos, a cidade toda vem procurar plantas medicinais aqui, e agora não vai ter, e sabe Deus quando a nova estará pronta”, disse.
Fonte: Blog do Carlos Britto
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário