Quebra de contrato com construtoras cresce e 50 mil imóveis são devolvidos

 

1A desaceleração da economia no ano passado foi vista também no setor imobiliário. Nos dados acumulados do ano, houve aumento dosdistratos que é quando o comprador desiste do imóvel na planta após já ter assinado o contrato. Em termos absolutos, 49.955 imóveis foram devolvidos para as construtoras por consumidores que abriram mão do negócio, de acordo com um estudo da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) feito em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Na comparação com 2014, houve um aumento de 10,7% nos distratos, ou seja, foram devolvidas 45.126 unidades para as construtoras em 2014. O economista Eduardo Zylberstajn, da Fipe, afirma que, se forem analisados os distratos por safra de lançamento em cada ano, a proporção distratada caiu de 4,4% no acumulado de 2014 para 2,9% nos 12 meses de 2015.

Sobe número de mutuários pensando em devolver imóvel para construtora

De acordo com o diretor de comunicação da Abrainc, Luiz Fernando Moura, essa diferença entre o distrato absoluto e o relativo acontece porque o ciclo do mercado imobiliário é longo, e uma parte dos imóveis que estão sendo devolvidos agora, foram comprados entre 2012 e 2013.

— Agora, os distratos estão diminuindo por diversos fatores, entre eles a melhor análise de crédito do potencial comprador, a redução do comprador investidor que buscava a valorização do imóvel a patamares insustentáveis e a maior maturidade dos compradores, que entendem que o imóvel é um ativo sólido, mas sem a curva de valorização que já teve.

Quedas

Além do resultado ruim dos distratos, 2015 teve desempenho negativo nos lançamentos, nas vendas e nas entregas dos imóveis. De acordo com os dados da Abrainc/Fipe, foram lançadas 60.274 unidades no ano passado, 19,3% menos do que em 2014.

Já as vendas tiveram uma queda de 15,1% entre um ano e outro. Foram comercializados 108.906 imóveis em 2015. E as entregas tiveram o maior percentual de queda: -25,3%. Foram entregues 126.804 unidades aos compradores em 2015.

Com isso, o estoque de imóveis subiu para 109.398 unidades em dezembro do ano passado. Se fosse mantido o ritmo do mercado dos últimos três meses de 2015, seriam necessários 14,4 meses para vender esse estoque inteiro.

O vice-presidente executivo da Abrainc, Renato Ventura, afirma que o mercado já deveria estar melhorando o volume de lançamentos, mas o nível atual é resultado da falta de confiança.

— Os lançamentos devem continuar reduzidos, porque há custos e restrições na produção. Ninguém vai fazer lançamento se não conseguir, pelo menos, repor os custos. Não vai ter lançamento para perder dinheiro.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.