Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
A desaceleração da economia no ano passado foi vista também no setor imobiliário. Nos dados acumulados do ano, houve aumento dosdistratos que é quando o comprador desiste do imóvel na planta após já ter assinado o contrato. Em termos absolutos, 49.955 imóveis foram devolvidos para as construtoras por consumidores que abriram mão do negócio, de acordo com um estudo da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) feito em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Na comparação com 2014, houve um aumento de 10,7% nos distratos, ou seja, foram devolvidas 45.126 unidades para as construtoras em 2014. O economista Eduardo Zylberstajn, da Fipe, afirma que, se forem analisados os distratos por safra de lançamento em cada ano, a proporção distratada caiu de 4,4% no acumulado de 2014 para 2,9% nos 12 meses de 2015.
Sobe número de mutuários pensando em devolver imóvel para construtora
De acordo com o diretor de comunicação da Abrainc, Luiz Fernando Moura, essa diferença entre o distrato absoluto e o relativo acontece porque o ciclo do mercado imobiliário é longo, e uma parte dos imóveis que estão sendo devolvidos agora, foram comprados entre 2012 e 2013.
Nenhum comentário