Famílias que perderam barracos sonham com nova moradia

1Os móveis, roupas e documentos que viraram cinzas ficaram pra trás. Agora, as 150 famílias que perderam seus barracos no incêndio que atingiu a comunidade Vila da Família, em Peixinhos, Olinda, na terça-feira, buscam respostas sobre o futuro. Abrigadas no Centro da Juventude, próximo às antigas residências, elas recebem a assistência básica necessária – colchões, roupas, alimentação –, enquanto sonham com uma moradia digna e apelam por ajuda. Eles anunciaram protesto, em frente à Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), às 9h desta quinta, cobrando definições.

“Moro na vila há sete anos, tenho marido e dois filhos. São anos de muito sofrimento. Quando chove, a água bate no joelho, os meninos já pegaram várias bactérias. Mas não temos aonde ir. Em outro incêndio na comunidade, há dois anos, a prefeitura ficou de nos ajudar e não fez nada. Queremos respostas. Que façam alguma coisa por nós, nem que seja levantar nossa casa no mesmo lugar, ficamos sem nada, nem roupa deu pra salvar, ainda bem que nos doaram”, desabafa a dona de casa Natalie Nunes, 22 anos.

O incêndio aconteceu por volta das 4h, provavelmente provocado por um curto-circuito. Ele se espalhou rapidamente e muita gente não conseguiu salvar nada. Ninguém se feriu. “O secretário de habitação deveria estar aqui. Ele passeou pelas comunidades antes das eleições e prometeu nos ajudar, mas nunca voltou”, registra a dona de casa Lucilene da Silva, 50, que abriga a irmã e um sobrinho depois de eles perderem o barraco onde moravam.

“Minha mãe é da comunidade Palha do Arroz, aqui perto, e recebe R$ 200 de auxílio-moradia, não dá para alugar nada. Faz dez anos que prometem uma casa pra ela”, critica Raíza dos Santos, 21. “A gente não tá aqui porque quer, mas porque precisa”. Várias pessoas ouvidas no local disseram já ser cadastradas pelo município para receber moradia ou auxílio.

A secretária-executiva de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, Vera Lúcia, explica que, nesse primeiro momento, é preciso identificar as famílias, confirmar o cadastro, e ver se elas já estão incluídas em algum projeto social. “Nesta quarta identificamos 23 famílias com mais de 40 pessoas, sendo 13 crianças. Vamos continuar esse trabalho e nesta quinta temos uma reunião com a Defesa Civil e a Cehab para discutir a situação. O município precisa da parceria do Estado. Não podemos definir o que fazer do dia para a noite, mas todos estão recebendo a atenção básica”.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.