Em 1920, Afrânio e Paraense foram os primeiros heróis olímpicos brasileiros

1Afrânio Antônio da Costa foi o primeiro esportista a ganhar uma medalha olímpica – de prata – para o Brasil, em 1920, nos Jogos de Antuérpia, na Bélgica, numa prova de tiro. Ele alcançou o feito um dia antes de Guilherme Paraense entrar para a história com a conquista da primeira medalha de ouro do Brasil, também no tiro, na mesma competição, mas em outra modalidade. Como atletas, os dois defenderam o Fluminense, no Rio de Janeiro.

Primeiros heróis olímpicos do Brasil, mas hoje quase esquecidos pelo esporte do país, os dois também foram vencedores na competição por equipes, o que lhes garantiu e ao time brasileiro a medalha de bronze de terceiro lugar, superando os Estados Unidos, cuja delegação havia emprestado as armas e as balas para eles competirem, pois os equipamentos dos brasileiros haviam sido roubados durante a acidentada viagem da equipe para a Bélgica.

Afrânio Costa somou 489 pontos na prova de pistola livre, distância de 50 metros, realizada no dia 2 de agosto de 1920, o que lhe valeu a medalha de prata. A arma era um Colt 22 emprestado pelos americanos e  Afrânio  terminou na frente de Alfred Lane (medalha de bronze), mas atrás do também americano Karl Frederick (medalha de ouro). Oito anos antes, com o mesmo Colt 22, Lane ganhara o ouro em Estocolmo.

Depois de encerrar a carreira de atleta, Afrânio Costa seguiu no esporte como dirigente e no Direito, como juiz, ministro do Tribunal Federal de Recursos e do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Nasceu em Macaé (RJ), em14 de março de 1892, e faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em  26 de junho de 1979.

Natural de Belém do Pará e tenente do Exército formado na Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro,  em Antuérpia Guilherme Paraense venceu a prova de pistola rápida, acertando um tiro na mosca na prova de desempate individual e conquistando a primeira medalha de ouro olímpica brasileira, em 3 de agosto de 1920, um dia depois de Afrânio Costa conquistar a prata na pistola livre, e foi  bronze por equipe na prova de pistola livre. Ele somou 274 pontos,  dois a mais do que o norte-americano Raymond Bracken, que ficou com a medalha de prata; e cinco a mais do que o suíço Fritz Zulauf, medalha de bronze.

Paraense e outros sete atletas do tiro brasileiro viajaram por conta própria para a Europa no navio Curvello e desceram em Lisboa, de onde seguiram de trem até a Bélgica, porque o navio não chegaria a Antuérpia a tempo de participarem das provas. Ao todo, foram 27 dias de viagem e em Bruxelas parte das armas e a munição da equipe foram roubadas.

Apesar dos contratempos, Paraense  brilhou na prova de pistola rápida e garantiu a primeira medalha de ouro olímpica do Brasil. Na volta ao país, ele continuou a carreira esportiva como atleta do Fluminense, do Rio, e a carreira militar, até deixar o Exército, reformado em 1941 como tenente-coronel. Em 1968, morreu aos 83 anos, de enfarte, na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.