Muro é explodido no Complexo do Curado, mas presos não escapam
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Uma nova tentativa de fuga em massa de presos ocorreu na madrugada deste sábado (5) no Complexo Prisional do Curado, no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife. Por volta das 3h, um artefato explosivo destruiu parte de um dos muros do Presídio Asp. Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa). Apesar do buraco aberto na estrutura, nenhum preso conseguiu escapar. Com a detonação, seis veículos estacionados na rua e as fachadas de algumas residência foram danificados.
A explosão abriu uma cratera de dois metros de largura por 1,5 de altura nas proximidades de uma das guaritas da unidade que estava ocupada por agentes. Mesmo assim, ninguém ficou ferido. Ainda durante a madrugada, o Instituto de Criminalística esteve no local para realizar a perícia. O buraco aberto já foi fechado por ordem da Secretaria de Ressocialização do Estado. Com a nova tentativa de fuga em massa, o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e de Ressocialização, Eden Vespaziano, estiveram no presídio na manhã deste sábado. Por enquanto, as visitas estão mantidas.
Pedro Eurico afirmou que a saída para evitar novas tentativas de fuga semelhantes é a realização do ‘envelopamento’ do muro do complexo prisional. Esse reforço estrutural, com a construção de um muro reforçado, já tem verba assegurada (R$ 7 milhões), mas o início da obra esbarra na burocracia. Para que o iniciativa saia do papel, há necessidade de dispensa de licitação. Mesmo assim, Pedro Eurico acredita que as obras deverão começar em até um mês e deverão ficar prontas em um período de 120 dias.
Desde o ano passado, o sistema prisional do estado enfrenta grave crise. Em janeiro deste ano, duas tentativas de fuga em massa foram realizadas no Presídio Frei Damião de Bozzano, também no Complexo do Curado, e na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife. No Frei Damião, dos 40 presos que escaparam após explosão do muro, dois morreram e todos os demais foram recapturados. Já em Itamaracá, 53 detentos conseguiram fugir em ação semelhante e menos da metade retornou à unidade prisional.
Barreto Campelo
Também neste sábado, um crime foi registrado em outra unidade do sistema prisional pernambucano. No início da manhã, a Seres informou que, durante a madrugada, na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, o detento José Anildo Silvestre da Silva foi morto por outro detento com a utilização de uma arma branca. Segundo a Seres, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o Instituto de Criminalística e o Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionados para apurar o caso e tomar as providências cabíveis.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário