Lula deve deixar hospital nesta terça após iniciar última sessão da quimioterapia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ter alta médica nesta terça-feira (13), após iniciar a terceira e última sessão da quimioterapia, tratamento ao qual ele vem sendo submetido para combater o câncer de laringe descoberto em outubro.
Lula voltou nesta segunda (12) ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliar os resultados parciais do tratamento. Segundo os médicos, em seis semanas, o tumor teve redução de 75%.
Ontem, em entrevista coletiva, o cardiologista Roberto Kalil Filho informou que o estado clínico de Lula é muito bom. O ex-presidente foi submetido a uma laringoscopia e a uma tomografia, além do PET Scan, procedimento que serve para detecção de novos focos do tumor. Nenhuma nova célula cancerígena foi identificada.
Kalil disse que, pela manhã, após chegar ao hospital, Lula estava apreensivo, mas acrescentou que o resultado dos exames foi “um alívio, tanto para ele quanto para a equipe médica”. Como a redução foi muito grande, o grupo se disse surpreendido. O oncologista Artur Katz afirmou que o efeito era esperado, mas ressaltou que houve um regresso “expressivo”.
A laringoscopia mostrou redução visual importante do câncer, informou o otorrinolaringologista Rubens de Brito. Quando foi descoberto, o tumor tinha entre dois e três centímetros de diâmetro.
– [Hoje] se via uma laringe aparentemente muito saudável.
O médico Luiz Paulo Kowalski, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, explicou que, com a regressão do tumor, a equipe descartou submeter Lula a um procedimento para retirá-lo.
– A cirurgia está totalmente descartada.
Um novo boletim médico só deve ser divulgado hoje à noite, após a alta de Lula.
Tratamento
Em 8 ou 10 de janeiro, o ex-presidente começará a sessão de radioterapia, que irá durar entre seis e sete semanas. Ele ficará em um ambulatório do hospital recebendo diariamente o tratamento aliado a doses reduzidas de quimioterapia.
Os médicos estão otimistas com a recuperação do ex-presidente, que tem 66 anos. Segundo os especialistas, a voz dele está voltando ao normal aos poucos. Ele não apresenta mais a rouquidão observada após o primeiro ciclo do tratamento, realizado no início de novembro.
De acordo com um dos membros da equipe médica, a proporção dos pacientes com quadro clínico semelhante ao do ex-presidente que apresentam uma resposta satisfatória ao tratamento de quimioterapia é de 80% a 90%.
Todo o tratamento deve terminar em fevereiro e Lula deve retomar suas atividades normais em março.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário