PF erradica 170 mil pés de maconha em cidades do Sertão de PE

1A Polícia Federal (PF) divulgou, nesta sexta-feira (25), o resultado da ‘Operação Cânhamo I’, realizada em 14 localidades do Sertão de Pernambuco, entre os dias 1º a 8 de março. Na ação foram erradicados 170 mil pés de maconha, o que contribuiu para a redução da produção e a oferta da droga no interior e na capital do Estado. Ninguém foi preso.

A Operação foi deflagrada em Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Dormentes, Afrânio e Ilhas do São Francisco, todas no interior pernambucano. A ação ocorreu ainda  em Mirandiba, Ibimirim, Carnaubeira, Floresta, Betânia, Manaris e Petrolândia, também no interior de Pernambuco.

Para localizar as plantações, a PF contou com o trabalho de 40 políciais, entre federais, civis e militares do Corpo de Bombeiro. Foram utilizadas três aeronaves e quatro botes infláveis. Ao todo foram erradicados 170 mil pés de maconha, 31 plantios foram destruídos e 58 mil mudas foram incineradas. A polícia ainda apreendeu 400 kg da droga pronta para consumo. Com a ‘Operação Cânhamo I’, deixaram de ser produzidas 56 tonelas de maconha.

Balanço
Em 2015 a Polícia federal erradicou 806 mil pés de maconha, 260 plantios e 361 mil mudas. 268 toneladas do entorpecente deixaram de ser produzidos e houve ainda a apreensão de 546 kg da droga pronta para consumo. Segundo o chefe de comunicação da PF, Giovani Santoro, as contantes operações estão fazendo com que os produtores abandonem a prática. 

“A gente percebeu que desde a última operação, que tem diminuido muito o número de plantios. Se não fosse uma roça com mais de 100 mil pés, que nós nem estávamos esperando, teriamos encontrado um número abaixo de 67 mil pés, o que é incomum. Antes encontrávamos 400 a 500 mil. Isso mostra que os agricultores estão procurando outras culturas de subsistência e não mais a maconha”, destaca Giovani.

Durante as ações, a polícia acompanha o ciclo produtivo da maconha e quando se aproxima do período da colheita, a operação é realizada interrompendo a secagem e a introdução da droga no mercado consumidor. De acordo com Giovani, como a produção da droga na região está escassa, os traficantes estão importando a droga de outros lugares.

Grande parte da maconha da região vem do Paraguai, como na última apreensão que fizemos, de mais de uma tonela, é porque a demanda aqui não está sendo tão grande assim. Quando isso acontece, quando diminui a oferta de maconha na região, a tendência natural é reduzir os assaltos, homicídios, brigas entre gangues, porque são coisas que giram em torno da droga”, explica Giovani.

Fonte: G1 PE

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.