Dia Mundial do Ciclista é comemorado nesta sexta-feira

1O Dia Mundial do Ciclista, comemorado nesta sexta-feira (15), ainda não pode ser celebrado com tanto entusiasmo. Problemas que vão desde a mobilidade urbana à educação no trânsito dos motoristas. Com o objetivo de conscientizar os futuros ciclistas, alunos da rede pública participam de atividades de educação para trânsito de bicicletas com o projeto Bike na Escola, que vai até esta sexta.

Menos de 1% de malha viária no Recife tem espaço para os ciclistas. Para a produtora cultural Gaia Lourenço, 24, a data também não é sinônimo de comemoração. No caso dela, faltou atenção por parte do motorista. Ela estava no canto direito da pista, no sentido dos demais veículos, também no Espinheiro, quando um carro entrou numa rua proibida sem olhar. “Ela bateu em mim com o carro na lateral. Fui jogada para frente. Tive um arranhão no braço. A mulher disse que não tinha me visto”, relembrou a jovem.

Segundo dados do Hospital da Restauração (HR), principal emergência do Estado, no primeiro semestre de 2013, houve um aumento de 27,27% no número de atendimentos a acidentes de trânsito, envolvendo bicicletas. Naquela época, esse número foi atribuído à implantação das ciclofaixas móveis.

“O que falta no Recife é a gestão abraçar e entender que a bicicleta é parte da resolução do problema de mobilidade urbana”, opinou a coordenadora de Respeito e Educação no Trânsito da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), Cristiane Crespo.

Segundo ela, insistir no modelo rodoviarista é ultrapassado. “Para piorar ainda mais a situação, os rumos das políticas continuam privilegiando a circulação de automóveis. São corredores exclusivos para ônibus, redução de velocidade nas vias. Há um grande incentivo para isso”, afirmou Cristiane, acrescentando que o ciclista precisa de uma estrutura cicloviária favorável para se locomover pela cidade sem ser prejudicado pelo aumento da frota de veículos.

Futuros ciclistas sendo preparados

Pela lei, os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias e acostamentos. Nunca andar na contramão, considerada uma infração grave de trânsito. O ideal também é que não fique muito colado ao meio-fio, para facilitar a visão dos motoristas e ficar sempre atento com portas de veículos abrindo.

Essas e outras noções de equilíbrio, regras de trânsito, por meio de oficinas e atividades lúdicas, foram repassadas a 200 estudantes das Escolas de Referência em Ensino Médio José Vilela, em Parnamirim, e Silva Jardim, no bairro do Monteiro, desde a última terça-feira até esta sexta.

“Esses jovens serão multiplicadores desta causa. Acreditamos que projetos como este ajudarão nesta conscientização”, afirmou a coordenadora Socioambiental do Plaza, Jakeline Soares.

Com aulas teóricas e práticas, o “Bike na Escola”, um projeto do Plaza Shopping, em parceria com as Secretarias de Turismo, Esportes e Lazer e de Educação do Estado, está sendo aplicado por monitores especializados e propõe a inserir na educação extracurricular o tema Mobilidade Urbana Sustentável.

A estudante Taluana Lidiane da Silva, 16 anos, aprovou a iniciativa. “Colocarei em prática as regras que aprendi quando andar de bicicleta. Se todas as pessoas pudessem ter a noção que estamos tendo aqui o trânsito seria diferente”, disse a garota.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.