Voto ‘decisivo’ do impeachment de Dilma virá do Nordeste

1A decisão sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara será feita com o voto de um deputado da região Nordeste. É o que apontam projeções feitas com base no levantamento sobre o placar da votação, que ocorrerá no domingo (17). Até as 19h30 desta sexta-feira (15), 340 deputados disseram ao jornal que votarão a favor do impeachment de Dilma, o que configura dois votos a menos do que o mínimo necessários para a aprovação. Outros 18 se declararam indecisos, 19 não quiseram antecipar os votos e seis não responderam ou não foram localizados.

Nessa situação, é possível projetar um cenário hipotético para estimar de qual parlamentar poderá sair o voto decisivo, caso a oposição consiga o mínimo necessário. Considerando que todos os deputados atualmente sem decisão acabem votando a favor do impeachment, o voto de número 342 seria proferido pelo deputado Damião Feliciano (PDT-PB), o 461º na lista de votação e que ainda não declarou voto. A partir dele, dependendo do que escolherem os indecisos, o voto final poderá sair apenas do último parlamentar na ordem de votação, o deputado Ronaldo Lessa (PDT- AL) –que por enquanto não declarou voto.

Entre os dois parlamentares há outros 40 nomes que também têm chances de serem os autores do voto definitivo do impeachment, dependendo de como votarem os indefinidos. Por causa da ordem de votação definida pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), todos eles também são da região Nordeste: oito da Paraíba, 20 de Pernambuco, seis de Sergipe e seis de Alagoas.

ORDEM POLÊMICA

A ordem de votação tem sido contestada pelos governistas, que chegaram a levar a questão ao STF (Supremo Tribunal Federal). Diante da pressão, Cunha alterou a ordem de votação e divulgou que seguiria a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. O peemedebista, no entanto, ainda deixou a região Nordeste, onde Dilma Rousseff tem mais apoio, por último. Com isso, depois de Roraima virá o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isso ocorre porque, segundo o entendimento de Cunha sobre o regimento, devem ser chamados um Estado do Norte e do Sul e depois vice-versa (Sul e Norte).

A maioria do STF validou, na noite de quinta-feira (14), a ordem de votação escolhida por Cunha. Quando se esgotarem os três Estados do Sul, seguirão alternando os do Norte com os do Centro-Oeste, e depois com os do Sudeste. Os Estados do Nordeste entrariam por último, seguindo os do Norte no revezamento. Isso fará com que os cinco últimos Estados sejam do Nordeste: Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Segundo levantamento feito, nestes cinco, 28 dos 93 votos (30%) são contrários ao impeachment – índice bem maior do que em outras regiões.

A Bahia é o que tem cenário mais favorável a Dilma: 18 dos 39 votos (46%) são contra o afastamento e 15 a favor. Nos três Estados da região Sul, ao contrário, 75% dos 77 votos são a favor do impeachment. A ordem da votação importa porque o placar parcial no domingo pode representar uma pressão de última hora sobre os ainda indecisos. Para os governistas, Cunha quer criar uma “onda” favorável ao impeachment durante a votação.

No entendimento dos governistas, a ordem deveria ser Norte-Sul, mas os Estados do Sul devem ser os últimos, numa ordem geográfica que desce do Norte e Nordeste em direção ao Sul.

Fonte: Edenevaldo Alves

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.