Ameaça de greve na PM de Pernambuco

1Dois anos depois o fantasma de mais uma greve da Polícia Militar volta a assombrar a população. A categoria realiza assembleia no final da tarde de hoje para definir se aceita a proposta que será apresentada pouco antes, às 15h, pelo governo do Estado. Os policiais pedem um reajuste total de 25% nos vencimentos. Acossado pela crise financeira, o governo não deve sinalizar com ganhos salariais.

No caso de a categoria rejeitar a proposta do governo, as lideranças falam no início imediato do movimento, com o recolhimento dos praças aos batalhões e demais unidades. Foi o que ocorreu em 2014, quando a paralisação foi decidida na noite do dia 13 de maio e os policiais, imediatamente, se recolheram aos quartéis.

A categoria afirma não desejar a greve, apenas o reajuste salarial que considera justo. “Existem várias outras pautas a serem tratadas com o governo, mas o salário é a mais urgente”, comenta o presidente da Associação dos Praças de Pernambuco (Aspra), José Roberto Vieira. “Nós representamos uma categoria que está operando no limite, sem condições estruturais. O reajuste salarial é o mínimo que o governo pode fazer pelos policiais do Estado”, afirma Alberisson Carlos, presidente da Associação de Cabos e Soldados.

Policial militar e figura de proa no movimento que resultou na greve de 2014, o deputado Joel da Harpa (PTN) também prefere apostar na solução negociada. “É o desejo de todos, mas a tropa está ávida por alguma notícia positiva no que diz respeito aos salários”, comenta.

Quem confirmou presença na assembleia dos militares foi o deputado estadual baiano Marco Prisco (PSDB), também policial militar e que liderou a maior greve da PM da Bahia, em abril de 2014.

As lideranças da categoria vão se reunir às 15h com o secretário de Administração, Milton Coelho, na sede da secretaria, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Por meio de sua assessoria de Imprensa, a Secretaria de Administração afirmou que só irá se pronunciar após o encontro. Coelho foi duramente criticado pelas lideranças ao afirmar que, com exceção do salário, todas as pautas dos PMs – como melhorias estruturais e plano de carreira – tinham sido atendidas. A categoria diz que as medidas “estão sendo proteladas”.

“A hora é de ter sensibilidade para as dificuldades pelas quais passa o Estado devido à crise”, disse o coronel.

D´Albuquerque reconhece que a corporação passa por algumas dificuldades estruturais, mas afirma que está trabalhando para solucioná-las. “Vamos recuperar 900 viaturas, adquirir novos fardamentos e um total de seis mil coletes à prova de balas para substituir os que perderão a validade em outubro. É um trabalho contínuo, e os policiais precisam ter em mente sua missão de proteger a sociedade”.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.