Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
O período mais crítico quando o assunto é chuva ainda nem chegou, mas o município doRecife já apresenta um número impressionante em relação ao enfrentamento da buraqueira. Em sete meses, contabilizando setembro de 2015 a março de 2016, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) tapou 15.680 mil buracos.Uma média de 74 crateras e falhas no asfalto por dia. Um gasto de, aproximadamente, R$ 19,6 milhões.
O serviço costuma ser feito durante o verão, por causa das condições climáticas. No entanto, reparos e medidas preventivas são necessários ao longo de todo ano. “É um trabalho que não para, é permanente. Por mês, são mais de dois mil buracos tapados”, afirma a diretora de Manutenção Urbana do órgão, Fernandha Batista.
A diretora chega a apontar o elevado índice pluviométrico como um dos vilões. “Por ser uma planície, com pontos abaixo do nível do mar, é fácil a água ficar em contato com o pavimento por um tempo considerável. O fluxo de veículos passando por aquele local acaba interferindo na via. O pavimento sofre muito nesse período, mas temos uma ordem itinerária por dia que fiscaliza as vias para saber como estão. Se precisar, seguimos a importância daquela via e realizamos o serviço”, completa Batista.
Ela ainda ressalta que rede viária da capital pernambucana se depara com diversas interferências significativas como redes de saneamento, abastecimento de água, distribuição de gás, além de cabeamento de telecomunicações. Esses seriam os principais motivos para o alto número de imperfeições nas ruas e avenidas da cidade.
“Recife tem mais de 2,5 mil quilômetros de malha viária. É uma extensão considerável e cada buraco tem uma patologia distinta. A gente vem contabilizando o número de buracos desde 2014. Não temos um parâmetro anterior, mas percebemos uma melhoria na durabilidade quando trocamos o tipo de material usado. Agora é o asfalto quente. Tanto que é bem difícil a empresa ter que refazer aquele mesmo serviço. Porém, nos deparamos com interferências que acabam dificultando o trabalho”.
Calendário
Em períodos de muita chuva não é possível realizar intervenções nas pavimentações do Recife para não comprometer a qualidade do material, segundo a Emlurb. Os serviços são feitos a depender do clima durante esse tempo. Por isso, não é possível fornecer calendários.
Porém, o município de Olinda fará obras em ruas e avenidas nos próximos dias. Segundo a prefeitura, ela passará um “pente fino” nos bairros de Ouro Preto, Rio Doce e na Avenida Getúlio Vargas, no que eles chamam de “trechos mais críticos”.
Entre as vias que receberão o tratamento estão a Carlos de Lima Cavalcanti, José Augusto Moreira, Romeu Jacobina Figueiredo, Presidente Kennedy, Brasil, Graças e Fenelon Ático Leite. A prefeitura ressalta que não será necessário interditar nenhuma dessas vias. O investimento mensal do município na Operação Tapa-Buracos é cerca de R$ 80 mil.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário