Paulo dá posse a Conselho Esportivo e reforça política estadual para a área‏

IMG_6634Dois atos importantes realizados nesta terça-feira (17.05) reforçaram o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do esporte em Pernambuco. Em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara reativou o Conselho Estadual de Esporte e Lazer de Pernambuco (CEEL/PE), empossou seus integrantes e autorizou o lançamento do edital de seleção dos projetos esportivos 2016 para que atletas, clubes e associações possam concorrer, através Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, a financiamento para o desenvolvimento de suas atividades. O edital estará disponível no site da secretária de Turismo, Esporte e Lazer (www.setur.pe.gov.br).

“Nós sabemos que a boa formação das pessoas parte também de outros atributos, de outras vocações, de estímulos que são tão necessários à formação dos nossos jovens e adolescentes. E o esporte também pode transformar a vida das pessoas, ajudá-las a alcançar sonhos e dar uma formação adequada de caráter, profissionalismo, determinação e de confiança nas pessoas”, ressaltou Paulo Câmara.
 
Sancionada em 2015, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte permite que empresas e instituições possam destinar até 5% do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às iniciativas esportivas. Com a ação, o Executivo deixa de recolher os valores relativos ao Estado e os redirecionam para o desporto. O aporte este ano pode chegar à cifra de R$ 5 milhões. A Legislação proíbe a participação de empresas ou entidades com fins lucrativos.
 
Presidente da Federação de Vela do Estado, Ted Monteiro, comemorou a ação. “A gente recebe essa iniciativa com muita esperança de que ela vai fazer com que o esporte de Pernambuco chegue a um estágio de nível de competições internacionais. Isso vai ser o início de grandes resultados para o Estado”, afirmou. A vela, por exemplo, é um esporte que tem se destacado no cenário nacional. O pernambucano Tiago Monteiro é o atual campeão brasileiro da classe Optimist, resultado alcançado em janeiro deste ano.
 
A Comissão Executiva da Lei de Incentivo, designada pelo secretário da pasta, Felipe Carreras, ficará responsável  pela avaliação, habilitação, classificação, seleção e aprovação dos projetos. Ela é composta por quatro membros: o secretário executivo de Esportes e Lazer, Diego Pérez; um membro do corpo técnico da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer; um representante da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e um representante do Conselho Estadual de Esportes. 
 
Antes mesmo do lançamento do edital, no último dia 19 de abril, a comunidade esportiva do Estado foi capacitada, através de palestra ministrada pela consultora esportiva Henia Aquino. Na ocasião, a consultora explicou o passo a passo para desenvolver o projeto a fim de receber o investimento das empresas e instituições.
 
 
CRONOGRAMA – A partir do lançamento do edital, nesta terça, as entidades já podem apresentar, no prazo de até 30 dias, seus projetos, que devem estar inseridos nas áreas de esporte educacional, de base, de rendimento e de lazer, assim como devem dialogar com a inclusão social, potencializando também a formação de novos atletas. 
 
Após análise da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, mediante  capacitação, as entidades aprovadas poderão iniciar o desenvolvimento de projetos para captar os recursos. A intenção é que esses valores sejam utilizados na manutenção de trabalhos já existentes, como clínicas, campings, workshops e cursos, bem como a construção ou reforma de centros esportivos.
 
Assim que estiverem aptas, as entidades esportivas precisam apresentar os projetos. Após esta primeira fase, será promovida uma nova avaliação, dessa vez técnica, que dará o aval para a captação do recurso junto à empresa interessada. Para validar o processo, a empresa precisa estar com a documentação em dia.
 
CELL/PE – O Conselho tem, entre suas atribuições, a responsabilidade de propor a realização de debates e avaliações de programas governamentais que tenham repercussão direta ou indireta no setor de esporte e lazer, além de propor a elaboração de estudos e pesquisas que venham a estimular o desenvolvimento do esporte e do lazer do Estado.
 
“Quando formamos um conselho, não estamos querendo apenas ter um conjunto de pessoas pensando. Queremos que as pessoas pensem, mas multipliquem esse pensamento e tenham, acima de tudo, a capacidade de ouvir todos, sem preconceitos. E vocês, que estão tomando posse hoje, têm essa responsabilidade de integrar  e buscar, com base na experiência de ex-atletas e atletas que continuam na atividade,  treinadores e formadores,  uma política de praticas esportivas que cheguem a todos, que formem novos talentos e que eles se sintam agasalhados pelo Estado e por pessoas que querem o bem deles”, disse o governador aos membros do Conselho. 
 
O grupo é composto por dez integrantes, sendo sete titulares e três suplentes (ver lista abaixo), nomeados por indicação do secretário de Turismo, Esportes e Lazer, para mandato de quatro anos, podendo ser reconduzidos para mais um período. As reuniões ordinárias do grupo acontecerão a cada três meses e as extraordinárias conforme convocação do presidente.
 
Integrante do CELL/PE, a vice-presidente Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12 PE-AL), ressaltou a importância da reativação do Conselho. “Os conselheiros vão, cada um, levar suas ideias, suas vivências e experiências e vamos tirar coisas novas para implantar no estado de Pernambuco”, pontuou.
 
Secretario de Turismo, Esporte e Lazer, Felipe Carrera, detalhou como foi o processo para escolha dos integrantes do Conselho. “A gente promoveu um grande diálogo com as entidades, com um processo de amadurecimento que levou a esses nomes. É um conselho plural, que contempla atletas, paratletas, entidade esportiva e poder público. A gente acredita que através do Conselho podemos aprimorar cada vez mais as nossas iniciativas, do poder público, e essa relação que temos estabelecido com a comunidade esportiva para que possamos ser mais acertivos”, explicou.     
 
Titulares:
 
Diego Pérez – Secretário Executivo de Esportes e Lazer
Adriana Salazar – Representante do Corpo Técnico da SEEL, Superintendente de Esportes e Lazer
Roberto Dornelas – Representante dos Técnicos, Técnico de basquete do Uninassau/América
Cisiane Dutra  – Representante dos Atletas, Atleta do Atletismo (Marcha Atlética) e integrante do Time PE
Luís Silva – Representante dos Paratletas, Paratleta da Natação e integrante do Time PE
Luiz Cláudio de Carvalho – Representante de Entidades de Administração ou Prática Estadual de Esportes, Presidente da Federação Pernambucana de Futsal
Carolina Maciel – Representante do Conselho Regional de Educação Física – CREF, vice-presidente do CREF Regional Pernambuco-Alagoas.
 
Suplentes:
 
Roberto Gomes – Representante do Corpo Técnico da SEEL – Gerente Geral de Esportes e Lazer
Fernando Luiz de Oliveira DDI – Representante dos Atletas ou Paratletas, Atleta da seleção brasileira de Beach Soccer
Ênio Guimarães – Representante de Entidades de Administração ou Prática Estadual de Esportes – Presidente da Federação Pernambucana de Basketbal
Fonte: Assessoria de Comunicação

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.