Presos recebiam só suco e três bolachas para ir a audiências em PE

1Alimentados com um pacote com três bolachas e um copo de suco industrializado, homens e mulheres detidos em flagrante estavam ‘passando fome’ enquanto aguardavam as audiências de custódia no Recife, de acordo com o promotor de Direitos Humanos da capital, Westei Conde. Esses encontros com o juiz podem demorar até quase 24 horas. Para contornar a situação, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) precisou intervir e definir plano emergencial para garantir o fornecimento de refeições a todos os presos encaminhados para as sessões, na Central de Plantões da capital pernambucana.

De acordo com o promotor Westei Conde, as denúncias tiveram início por volta de abril deste ano.  “A audiência de custódia é algo importantíssimo, mas, do ponto de vista prático, criou-se um efeito colateral que não foi pensado.  Para mim, pouco importa se a pessoa está sendo acusada de homicídio ou de furto. A dignidade humano não é subtraída por uma prisão em flagrante. Não estamos discutindo isso e sim a condição humana que deve ser preservada pelo estado. Recebemos informação de que os presos recebiam a bolacha e o suco de caxinha e nada mais. E tinham que passar quase um dia iteiro só com isso”, pondera.

O plano emergencial está sendo adotado enquanto não for iniciada a entrega de refeições por parte de uma empresa que está sendo contratada pela Polícia Civil. Esse será o segundo processo licitatório desde o ano passado. Já que não houve empresa interessada no primeiro processo. Para o promotor, esse tipo de alimentação foi a forma que a corporação encontrou para nutrir os detidos.

“Ainda que não intencionalmente, estava gerando uma violação dos direitos dessas pessoas. Essas pessoas vão ficar com fome, desmaiar? Há até relatos de não terem acesso até a um copo de água potável.  A intenção desse plano é que ele traga uma  tranquilidade enquanto não comece o fornecimento da alimentação pela empresa”, comenta Conde.

No plano, ficou decidido que a Colônia Penal Feminina do Recife, na Zona Oeste da capital pernambucana, é a responsável por fazer a entrega de café da manhã, almoço e jantar até que a empresa comece a atuar. Já fica a cargo da Polícia Civil organizar a busca dessas refeições. Vale ressaltar que o tempo entre a entrega e o consumo dos alimentos não pode passar de duas horas.

“É uma questão de logística. Ela está mais perto da Central de Flagrantes”, completou o promotor. A medida já está em funcionamento desde o último fim de semana.

Responsável pelos processos licitatórios, a diretora de Administração-Geral da Polícia Civil (DIAG), Lenisse Valentin, confirma que esse problema vem acontecendo desde o ano passado, quando começaram as audiências de custódia.

“Abrimos o processo, mas nenhuma empresa quis concorrer. A gente estava tentando dar uma solução. Agora, abrimos outro processo e uma se interessou, está quase concluído. Ela deverá  começar a fornecer a alimentação em menos de um mês”, garantiu.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.