Terceirizados da Celpe são presos por adulterar medidores de energia

1Dois funcionários terceirizados da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foram presos, na manhã desta sexta-feira (27), acusados de fazer ligações clandestinas na casa de pelo menos cinco clientes e cobrá-los pelo serviço irregular. Para realizar o golpe, os homens chegavam às residências e informavam se tratar de uma vistoria de rotina. Após examinar os medidores, afirmavam que existia um problema. Então, adulteravam o circuito dos aparelhos, informando ser um procedimento padrão da concessionária. Em seguida, cobravam a quantia de R$ 1 mil pelo trabalho.

Na última terça-feira (24), a dupla foi à casa de um cliente da Celpe, no bairro de Boa Viagem, para tentar fraudar o medidor. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Carlos Couto, a vítima chegou a questionar a idoneidade do serviço, mas os terceirizados asseguraram que o trabalho era um procedimento usual. “Caso a Celpe notasse que o medidor não estava registrando o consumo de energia, eles não saberiam que era uma fraude, porque eles acreditariam que o problema seria de sobrecarga”, conta.

Ainda segundo Couto, desconfiado, o cliente procurou a concessionária e a polícia para questionar o serviço. Após ser orientado pela polícia, combinou com a dupla de fazer o pagamento. Nesta sexta-feira (27), dia combinado, os policiais montaram uma operação e prenderam os dois suspeitos em flagrante. “No momento da prisão, eles confessaram o crime, mas só discordaram a respeito do valor. Disseram que cobravam R$ 500”, explica o delegado.

“É muito prematuro dizer por quanto tempo eles faziam esse procedimento, mas ao longo das investigações nós esperamos encontrar outras vítimas”, explica Couto. Os dois homens, de 21 e 33 anos, responderão pelos crimes de furto de energia e corrupção passiva, por serem considerados servidores públicos.

A concessionária também entrou em contato com a delegacia para relatar o crime e foi acionada para fazer uma vistoria nas casas da região. Segundo Carlos Couto, os clientes que não questionarem o serviço feito pelos profissionais também podem ser indiciados por furto de energia. O medidor do cliente responsável por denunciar o esquema já passou por perícia nesta sexta (27). Na próxima segunda (30), o equipamento segue para outra análise no Instituto de Criminalística (IC).

Por meio de nota, a Celpe informou que não corrobora com a atuação ilegal de profissionais a serviço da concessionária e fiscaliza continuamente os serviços comerciais e operacionais. A empresa ainda orienta os consumidores a denunciar imediatamente à concessionária através dos canais de atendimento quaisquer casos de conduta suspeita dos profissionais.

Ainda no texto, a concessionária garantiu que todas as denúncias serão apuradas e, em caso de constatação, serão adotadas as medidas cabíveis.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.