Operação para coibir ‘pegas’ recolhe 178 motos e documentos em um mês

1No início de maio deste ano, após a exibição de uma reportagem da Rede Globo Nordeste sobre manobras perigosas e ‘pegas’ feitos por motoqueiros em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), deflagrou a Operação Rota de Fuga. Em um mês, a iniciativa, que fechou o cerco aos infratores, resultou na retenção de 178 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs), e na remoção do mesmo número de veículos para o depósito no Grande Recife. Isso significa uma média de seis documentos e motocicletas recolhidos por dia. 

O Detran-PE, em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), também abordou 2.010 condutores. Desse total, 256 foram notificados. Ao todo, 85 pessoas paradas pelos agentes se recusaram a passar pelo teste de alcoolemia.

A ação do Detran-PE vem sendo realizada em vários municípios da Região Metropolitana do Recife. A ideia é coibir manobras arriscadas nas vias públicas, nas calçadas e em locais de grande fluxo de pessoas.

Os trabalhos foram intensificados no entorno do Parque Dona Lindu, situado na Avenida Boa Viagem, e outros bairros onde é grande a circulação de moradores e turistas, como Casa Forte e Graças, na Zona Norte da capital, e em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

A Operação Rota de Fuga vem sendo realizada antes de blitzes montadas pelo Detran-PE. Os agentes, com veículos descaracterizados, visitam diferentes localidades, identificando ocorrências de manobras que ferem a legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os integrantes da Rota de Fuga identificam o comportamento dos condutores  e alertam os companheiros, em outras áreas de fiscalização, caso suspeitem de algum problema.

Segundo o Presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, o trabalho de fiscalização vem apostando na educação no trânsito. A ideia não é só punir, mas coibir a infração. O objetivo maior, segundo ele, é  evitar, cada vez mais, roubos de veículos e outros tipos de violência. Para Ribeiro, o comportamento no trânsito reflete a postura do cidadão em seu dia a dia.

Flagrantes
Nas primeiras ações da Rota de Fuga, em maio,  o Detran-PE e o BPTran aplicaram multas gravíssimas por excesso de velocidade, além de falta de habilitação e de equipamentos de segurança. Os valores das penalidades vão de R$ 191 a R$ 574. Mais de 30 veículos e motos apreendidos foram levados para o depósito do Detran.

As equipes da Operação Rota de Fuga contam com  50 profissionais. Eles atuam com o apoio de 23 viaturas e 25 motos.

De acordo com o Detran-PE, a grande preocupação é com a segurança da população. O problema é que os envolvidos marcam os ‘pegas’ pela internet. Por isso, as equipes estarão de prontidão em locais estratégicos. Denúncias podem ser realizadas através do teleatendimento 24h da Companhia: 0800 081 1078.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.