Juros médios do cartão de crédito subiram em maio

1Os juros médios do cartão de crédito subiram pelo 20º mês consecutivo em maio, chegando a 441,76% ao ano, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

O percentual é o maior dos últimos 11 anos e pode elevar uma dívida de R$ 1 mil para R$ 30 mil em dois anos de atraso. Mesmo assim, não é suficiente para acabar com o gosto dos brasileiros pelas compras parceladas. Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 76,2% dos consumidores do País consideram o cartão de crédito algo positivo, apesar das taxas exorbitantes que já deixaram 38,7% desses entrevistados com o nome sujo. Os consumidores ouvidos pelo SPC explicaram que gostam do cartão pela possibilidade de adquirir bens de alto valor que são difíceis de serem pagos à vista (40%) e também pela segurança, já que, com ele, não é preciso carregar dinheiro ou cheque (22,2%). E é por isso que a maior parte deles usa o cartão (69,9%). Para especialistas, a visão positiva se justifica pela facilidade que o cartão proporciona. Eles avisam, no entanto, que esta comodidade pode se tornar algo prejudicial. Por isso, é preciso usar o cartão de forma consciente.

“O crédito é positivo para a economia porque entrega poder de compra para as famílias, permitindo o consumo. Isso movimenta o comércio, a indústria e a economia como um todo.

Porém, se for mal administrada, traz consequências desastrosas para o orçamento”, explicou o financista Arthur Lemos, da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).

“Se o consumidor não controlar os gastos, pagar só o mínimo e não souber dos juros vira um fator negativo porque gera inadimplência”, completou a economista-chefe do SPC Brasil Marcela Kawauti, contando que a maior parte dos 59,2 milhão de brasileiros ficaram com o nome sujo por causa do cartão.

“Isto é reflexo da falta de educação financeira”, pontuou Lemos, balizado pelos números do SPC: 47% dos entrevistados não realizam um controle efetivo das compras, 16,1% costumam recorrer ao crédito rotativo, 54,7% não sabem o quanto de juro é cobrados quando há atraso no pagamento da fatura e 26,5% não analisaram as taxas e juros quando contrataram o cartão. “O percentual dos que sabem usar é muito baixo”, reconhece Kawauti, dizendo que, para não se endividar, é preciso saber quanto pode gastar e quanto está gastando, seja anotando as despesas ou acompanhando a fatura do cartão.

Juros

Foi justamente a inadimplência que fez os rotativos continuarem subindo. A taxa de 441,76% é a maior entre todas as modalidades de crédito e continua com tendência de alta para os próximos meses, segundo a Anefac. A associação, por sua vez, lembra que, além do mau uso do cartão, a crise econômica contribuiu para a alta do número de endividados.

“A inadimplência tem ha­ver com a recessão que acentua a inflação e o desemprego, que corroem a renda das famílias, reduzindo a capacidade de as pessoas pagarem suas divididas e aumentando a inadimplência”, explicou Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor da Anefac.

“Os rotativos não estão subindo por causa da taxa básica de juros, que está parada. Então, não é a captação dos bancos que está mais cara. É o risco de inadimplência que ainda é forte e faz os bancos elevarem os juros”, completou Kawauti, lembrando que, como não há fortes expectativas de quando a economia nacional vai melhorar, a inadimplência, a desconfiança dos bancos e, consequentemente, a taxa dos rotativos devem continuar crescendo nos próximos meses.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.