No Dia Mundial do Doador, Hemope precisa repor estoques de sangue

1Às vésperas de uma das festas mais importantes do estado, o São João, o Hemocentro de Pernambuco (Hemope), está com o estoque de sangue bem baixo. Para atender a todos os hospitais pernambucanos, tem bolsas suficientes apenas para cinco dias. Diante desse grave problema, nesta terça-feira (14), o Dia Mundial do Doador de Sangue, a instituição faz um apelo para reforçar a participação dos cidadãos interessados em ajudar quem precisa.

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004. A ideia é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data, é festejado também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.

Para o Hemope, a comemoração dessa importante data, em pleno perído junino, é uma oportunidade para melhorar a captação. Diariamente, a instituição recebe 250 doadores. Mas seria preciso contar com pelo menos 350, a cada dia, para poder não ficar com os estoques tão baixos.

Atualmente, a pior situação é a do Sangue A+, consideradada crítica. O que tem nas geladeiras é suficiente apenas para três dias. Para sensibilizar os pernambucanos a aumentar a doação de sangue, quadrilhas juninas fizeram um arraial improvisado na sede do Hemope, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife.

A diretora da entidade Ana Fausta Cavalcante aproveitou a ocasião para reforçar o pedido. Precisamos cada vez mais de sangue. Nesta época do ano, a demanda cresce por causa das festas. Estamos conscientizando os pernambucanos sobre  a importância de ajudar a salvar vidas”, afirmou.

E já teve gente que atendeu a essa convocação. A estudante Bruna Prata e o gerente bancário Gleydson Kleyton estiveram no Hemope para ajudar. “É fácil e simples. Todo mundo pode participar e ajudar”, declarou a jovem. “Todos precisam dar sua contribuição”, reforçou Kleyton.

Exigências
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos. São aceitos doadores com mais de 50 quilos. A orientação é fazer uma refeição leve antes de ir a um posto de coleta de sangue. No Recife, a sede do Heompe abre das 7h15 às 18h30, de segunda a sexta. Ela fica na Rua Joaquim Nabuco, nas Graças, na Zona Norte.

Incentivo
As empresas que incentivarem entre seus funcionários a doação voluntária e regular de sangue poderão ser premiadas com o Selo Empresa Solidária. A lei que estabeleceu a honraria foi promulgada em 23 de maio deste ano.

Para participar, as empresas precisam informar e orientar os trabalhadores sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea, e os procedimentos para fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). As empresas também precisam conceder aos trabalhadores oportunidade e condições para ir ao banco de sangue ou hemocentro.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.