Inverno em SP promete ser mais chuvoso que os anteriores, diz Inmet

1O inverno começa nesta segunda-feira (20), às 19h34 (horário de Brasília), e deve registrar chuva ligeiramente acima da média, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O período de junho a setembro pode ter variação entre dias secos e úmidos, mas com frequentes avanços de frentes frias, que garantem as chuvas na estação. A estação termina às 11h21 do dia 22 de setembro (horário de Brasília).

As temperaturas devem ficar próximas da média histórica. Nas regiões centro-sul e sudeste do estado de São Paulo, as temperaturas baixas devem ficar mais intensas em relação aos últimos anos. Na cidade de São Paulo, a média história de precipitação do mês de junho é de 54,4 mm; em julho é de 44,1 mm; em agosto é de 37,4 mm e em setembro é de 75,7 mm.

As temperaturas médias históricas de junho variam entre 12,4°C e 22,2°C; em julho, 11,7°C e 22,1°C; em agosto, 12,6°C e 23,9°C e em setembro, 13,9°C e 24,5°C.

Inverno
O inverno de São Paulo é conhecido por ser a estação mais fria do ano e com menor volume de chuva. Os dias mais curtos e noites mais longas causam menor quantidade de energia solar. O tempo mais seco favorece que a diferença entre as temperaturas máximas e mínimas não seja tão grande.

Nesta estação, é comum que a precipitação não seja regular. Com isso, haverá dias mais secos do que úmidos. As quedas acentuadas de temperatura, geadas, períodos prolongados sem chuvas costumam ser mais presentes entre agosto e o início de setembro, com dias seguidos de baixa umidade do ar. O avanço das frentes frias garante a presença de chuvas na estação, com possíveis variações de temperatura.

Outono
O outono teve início em 20 de março e termina nesta segunda (20). A estação registrou três períodos distindos. Quente e seco, até o fim do mês de abril. Chuvas e quedas de temperatura, a partir de maio, e frio intenso, chuvas e vendavais, no início de junho.

Por causa do ar frio e seco foram registradas as menores temperaturas dos últimos 22 anos na capital, com mínima de 3,5°C e formação de geada no Mirante de Santana, na Zona Norte da cidade.

Na Capital, o Mirante registrou temperaturas mínimas médias de 15,8°C, cerca de 0,7°C acima da média histórica, que é de 15,2°C. As temperaturas máximas médias em São Paulo ficaram em 25,3°C – média histórica é de 24,3°C.

A maior temperatura registrada no outono foi em 8 de abril, 32,9°C. A mínima foi na segunda-feira (13), 3,5°C.

O total de precipitação, até sexta-feira (17), foi de 355,1 mm, maior registro desde 2012, e mais elevado que a média do período que é de 237, 8 mm. O recorde é de 516,4 mm, no outono de 1987.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.