Vinte pessoas, todas estrangeiras, morreram durante um ataque praticado por possíveis militantes islâmicos em um café em Bangladesh, informou o Exército do país.
Os agressores invadiram o café Holey Artisan Bakery em Dhaka, capital de Bangladesh, na noite de sexta-feira – tropas do Exército retomaram o controle da situação apenas 12 horas depois.
Seis dos agressores também morreram no confronto e um foi preso, disse um porta-voz do governo. O grupo autodenominado Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado. A maior parte das vítimas era da Itália e do Japão.
O general Naim Asraf Chowdhury afirmou que as vítimas também foram “brutalmente” atacadas com armas brancas.
Segundo ele, 13 pessoas foram resgatadas, incluindo um cidadão japonês e dois do Sri Lanka.
O sequestro seguido de ataque começou enquanto os clientes do café se reuniam para as refeições após o jejum diário mantido durante o mês islâmico sagrado do Ramadã.
“Foi um ato extremamente abominável”, afirmou o primeiro-ministro de Bangladesh, Sheikh Hasina, em uma declaraçao veiculada na TV. “Que tipo de muçulmanos são essas pessoas? Elas não tem nenhuma religião.”
“Meu governo está determinado a exterminar o terrorismo e a militância (radical islâmica) de Bangladesh”, afirmou.
O governo vinha sempre negando a presença do EI no país.
Esta é provavelmente a primeira vez que estrangeiros foram feitos reféns em uma ação dessa proporção em Bangladesh.
O ataque acontece no momento em que Bangladesh se prepara para o festival muçulmano Eid, quando muitas pessoas vão para suas cidades no interior para passar uma semana de feriado.
O governo vinha sempre negando a presença do Estado Islâmico no país.
Até agora os ataques vinham se concentrando em indivíduos específicos ou forças de segurança. Mas atacar um café em um bairro diplomático, onde a segurança é alta, é uma escalada dramática da violência.
O governo foi pego desprevenido, e a ação expõe falhas nos serviços de segurança e inteligência do país.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário