Síria assina acordo da Liga Árabe que autoriza visita de observadores

A Síria assinou nesta segunda-feira, no Cairo, o acordo da Liga Árabe que prevê a entrada de observadores internacionais no país, como parte do esforço internacional para pôr fim à repressão do regime sírio aos protestos populares que, desde meados de março, pedem a saída do ditador Bashar Assad.

O ministro sírio das Relações Exteriores, Wallid Muallem, disse a repórteres no Cairo que o acordo foi assinado após a Liga aceitar condições exigidas pela Síria. As condições não foram imediatamente divulgadas.

Um membro da organização confirmou, em condições de anonimato, que o embaixador da Síria, Faisal Mekdad, assinou o texto na presença do secretário-geral do bloco, Nabil Elaraby.

Wallid Muallem afirmou que a assinatura do acordo é “o começo de uma cooperação entre nós e a Liga Árabe”. “Nós receberemos com satisfação a delegação dos observadores que representam os países árabes”, acrescentou, durante uma coletiva de imprensa.

Entre outros pontos, o acordo prevê a retirada das forças de segurança sírias das ruas, a libertação de prisioneiros políticos e o início do diálogo com a oposição, além da entrada de observadores internacionais no país para acompanhar a aplicação do plano.

A Liga havia dado o prazo até quarta-feira para que a Síria assinasse o plano. Caso contrário, o grupo avaliava pedir uma ação do Conselho de Segurança da ONU para interromper a repressão do regime sírio ao levante popular.

No fim de semana passado, um grupo da Liga para negociação sobre a Síria reunido em Doha, no Qatar, propôs uma reunião com os ministros árabes de Exteriores na quarta-feira para decidir sobre o assunto.

No domingo, o ministro das Relações Exteriores de Omã, Yussef ben Alaui, membro do comitê ministerial responsável pela aplicação do plano árabe, havia indicado que a Síria poderia “assinar nas próximas 24 horas” o protocolo.

O chefe do comitê árabe para a Síria, o primeiro-ministro do Qatar, Hamad bin Jassem Al Thani, também disse à emissora Al Arabiya ter “recebido informações que indicam que ele [o ditador sírio, Bashar Assad] assinaria [o plano]”.

O xeque Hamad havia declarado no sábado que a Liga Árabe pensava em recorrer ao Conselho de Segurança da ONU diante da negativa síria de aceitar o plano de saída para a crise, elaborado pelos países do bloco.

No dia 5 de dezembro, as autoridades sírias anunciaram que aceitavam assinar o acordo para envio de observadores ao país, mas com uma série de condições que foram recusada pela Liga Árabe.

O bloco árabe havia concordado em aplicar sanções econômicas a Damasco em represália.

Uma fonte diplomática árabe informou no domingo à agência Efe que o regime sírio havia pedido a anulação de todas as decisões da Liga, que desde 12 de novembro suspendeu a participação do país na organização.

A ONU calcula que mais de 5.000 pessoas já morreram desde o início, em meados de março, da repressão síria aos manifestantes que pedem a saída do ditador Bashar Assad.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.