ONU protesta contra veto de Caracas a envio de missões de direitos humanos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos queixou-se nesta terça-feira (19) de que não consegue enviar missões à Venezuela porque o governo local veta acesso ao país.
“Nosso representante [para América do Sul] pediu um visito reiteradas vezes para visitar o país, mas não foi possível obtê-lo desde 2014”, disse Ravina Shamdasani, porta-voz do alto comissariado. Segundo Shamdasani, pedidos de visto foram formalizados por escrito e em conversas pessoais com representantes do governo do presidente Nicolás Maduro.
O representante do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos na região, Amerigo Incalcaterra, está baseado no Chile e tem acesso normal a outros países, com quem mantém diálogo sobre questões ligadas a prisões, populações indígenas ou igualdade de gênero, entre outras.
Até governos esquerdistas aliados da Venezuela, como Equador, já receberam Incalcaterra oficialmente. A porta-voz do alto comissariado disse que a ONU tem “grande preocupação” com a situação na Venezuela, sobretudo com o aumento da violência, a escassez generalizada e os protestos por comida.
Shamdasani pediu que o governo Maduro permita um monitoramento da situação de direitos humanos e evite repressão violenta a manifestações. Ela também reiterou que a ONU está disposta a enviar ajuda humanitária para atenuar os efeitos da crise no dia a dia dos venezuelanos.
O governo chavista nega necessidade de ajuda externa e considera que agências da ONU e ONGs se imiscuem indevidamente em temas internos venezuelanos. Maduro afirma que as dificuldades no país são conjunturais e refletem tanto a queda do preço do petróleo, sustentáculo da economia local, como uma “guerra econômica” supostamente travada por empresários opositores.
A oposição afirma que os problemas que infligem os venezuelanos são fruto de políticas chavistas, como ataques ao setor produtivo e controles de preço e de câmbio.
Fonte: Folhapress
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário