Nascido com microcefalia, Davi comemora um ano de desafios

Davi Henrique, diagnosticado com microcefalia, completará um ano de idade na próxima terça (2)  (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Quando Davi Henrique veio ao mundo, em 2 de agosto de 2015, Mylene Ferreira, 22,  não imaginava que o bebê traria, talvez, o maior desafio de sua vida. Não pela maternidade, afinal ela já era mãe de dois outros filhos. A guinada na rotina da jovem e de sua família, na verdade, foi motivada pelo imensurável desafio nascido com o caçula. Um dia antes do parto de Davi, há exatamente um ano, Pernambuco registrava a primeira notificação de caso de microcefalia no estado do surto que viria a seguir. O filho de Mylene foi o segundo bebê a entrar na estatística.

“Mãe, o seu filho vai ser especial”, disseram-lhe depois do parto. Não era novidade. Durante a gravidez, Mylene teve o filho diagnosticado com síndrome de Down e hidrocefalia, condição em que há acúmulo de líquido dentro do crânio. Erroneamente. A surpresa e o acerto no diagnóstico vieram mesmo quando Davi teve a confirmação de microcefalia, malformação incomum nas unidades de saúde pernambucanas até então.

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado no último dia 26 de julho, Pernambuco já soma 398 bebês cuja malformação congênita foi confirmada. São 398 famílias cujas realidades foram completamente alteradas com a chegada das crianças. O número é o mais alto desde o início das notificações, mas na época do nascimento de Davi,  por outro lado, as estatísticas ainda eram incipientes, assim como o conhecimento sobre a condição.

Pouco a pouco, a conexão com o vírus da zika começou a ser estabelecida. Em novembro, a descoberta de DNA viral no líquido amniótico de grávidas na Paraíba acendeu a luz de alerta do Ministério da Saúde. Em Pernambuco, onde houve – e ainda há – maior concentração dos casos da malformação, pesquisadores iniciaram estudos para comprovar a ligação ainda em 2015. Na época, a expectativa era a de comprovar a relação entre as duas partes em até seis meses.

“Não se tinha um conhecimento prévio em relação à microcefalia, mas através de protocolos e exames laboratoriais, foi possível afastar outras possíveis causas e consolidar a relação com o zika vírus. É lógico que muitas coisas ainda precisam ser feitas, mas nesse pouco tempo se conseguiu muita coisa”, comemora Ângela Rocha, infectologista pediatra do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco (UPE), uma das unidades de referência para tratar dos casos no Estado.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.