Consumidor será avisado sobre dívida por SMS
Os consumidores brasileiros que tiverem pendências financeiras serão avisados por mensagem de celular (SMS) sobre a dívida antes de o nome do devedor ser incluído no cadastro de maus pagadores. Um serviço da Serasa Experian vai fazer a interligação entre as empresas, que são clientes da entidade, e os brasileiros que fizerem compras nessas corporações.
O SMS (Serviço de Pequenas Mensagens, na sigla em inglês) é um serviço via telefone celular para textos de até 140 toques. O serviço funciona assim: o consumidor recebe a mensagem com um código/senha, e, usando esse código em combinação com o seu CPF, poderá acessar todos os dados do comunicado.
Com o serviço, a Serasa promete agilizar o processo com o aviso e facilitar a negociação entre consumidores e credores. O comunicado pelo telefone, no entanto, não substitui o envio de carta por correio, informa a Serasa.
Aviso em papel
Antes de o nome de um devedor ser incluído no cadastro de maus pagadores por causa de uma dívida vencida e não paga, o consumidor precisa ser comunicado previamente, por escrito, para que possa tomar conhecimento do débito e se manifestar sobre a veracidade da informação.
Por isso, quando recebe de uma empresa o pedido de anotação de uma dívida em seu cadastro, a Serasa envia um comunicado e, só dez dias após a postagem desta carta, a dívida é cadastrada, desde que não haja manifestação do consumidor ou contraordem do credor.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário