Parlamento chinês ratifica acordo global do clima
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Assembleia Nacional Popular, o Parlamento da China, ratificou neste sábado (3) o histórico acordo da cúpula do clima de Paris (COP21), assinado em 12 de dezembro de 2015, um importante passo para o pacto entrar em vigor pelo fato de a China ser o principal poluidor do planeta ao lado dos Estados Unidos.
Os legisladores chineses aprovaram a proposta de revisão e ratificação do Acordo de Paris no final da sessão bimestral da Assembleia Nacional Popular, segundo a agência de notícias “Xinhua”, e ocorre na véspera da reunião do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo e ocorre neste fim de semana em Hangzhou.
O Acordo de Paris é o primeiro pacto universal para tentar combater a mudança climática e não entrará em vigor até que tenha sido ratificado por menos 55 países, totalizando 55% das emissões globais.
A ratificação do parlamento chinês é fundamental para atingir o objetivo, pois China e Estados Unidos são os dois maiores poluentes do mundo e respondem por cerca de 38% das emissões globais.
Destinado a substituir o Protocolo de Kioto em 2020, o Acordo de Paris tem como objetivo manter o aumento da temperatura média mundial “muito abaixo de 2°C”, mas “reunindo esforços para limitar o aumento de temperatura a 1,5°C”, em relação dos níveis pré-industriais.
A COP 21 contou com representantes de 195 países, que aprovaram por aclamação o documento — que também prevê US$ 100 bilhões por ano para nações mais pobres (veja mais abaixo).
Pequim e Washington já destacaram a necessidade de implementar o mais rápido possível o acordo de Paris e apontaram que os dois países poderiam anunciar conjuntamente a ratificação do acordo, durante a visita do presidente americano, Barack Obama, à China, devido à reunião do G20.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário