Escassez de talentos afeta ocupação de vagas no Brasil, diz pesquisa

Candidatos a um emprego lotam prédio de faculdade em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)O mercado de trabalho brasileiro ainda enfrenta problemas para preencher vagas de emprego abertas por causa da escassez de talentos, que não possuem a qualificação profissional exigida nas seleções, mostrou a 5ª edição do Hays Global Skills Index, da consultoria Hays, em parceria com a Oxford Economics.

Neste ano, o Brasil apresentou uma piora no nível de desenvolvimento de seu mercado, com nota 5,4, um aumento de 0,4 em relação a 2015. A escala, de 0 a 10, estabelece que quanto maior a nota, mais altas são as dificuldades enfrentadas pelo país. Entre os fatores que agravaram o índice local estão: aumento do desemprego, pressão dos salários de vagas que requerem altas habilidades em indústrias e os níveis de educação.

Para Jonathan Sampson, diretor geral da Hays, as empresas precisam investir na criação de ambientes de trabalho mais eficientes e produtivos para avançar. Por outro lado, a contratação de funcionários com habilidades para atravessar este período enfrenta dificuldades: o indicador brasileiro com maior diferença entre 2016 e 2015 foi a incompatibilidade de talentos, que aumentou de 5,7 para 8,8.

Gerentes de compliance, financistas com inglês fluente, profissionais de compras focados em redução de custos e executivos com experiência em gerenciamento de mudanças são exemplos de posições complexas de preencher no país.

“O Brasil deve trabalhar para corrigir a incompatibilidade de talentos e a flexibilidade do mercado de trabalho para que as empresas consigam se recuperar. Para os profissionais, a dica é agregar valor rapidamente ao perfil profissional, investir em habilidades econômicas e em maturidade emocional”, afirma Sampson. Segundo ele, o Brasil poderia se beneficiar de uma transferência de talentos entre o país e o exterior como forma de construir mais conhecimento e melhores práticas.

O ranking, avalia os 33 países em que a Hays atua. A pesquisa aponta também que o déficit de competências piorou em 14% na Europa nos últimos cinco anos (desde quando o estudo é realizado) e que apesar das consequências iminentes do Brexit no Reino Unido, a incerteza em torno da eleição nos EUA e a desaceleração nos mercados emergentes, a economia global está em constante recuperação e tem havido um aumento da procura de mão de obra qualificada em todo o globo, o que aumenta as pressões por salários mais altos.

Metodologia
O Hays Global Skills Index fornece uma pontuação para cada país de entre 0 e 10, que mede as pressões presentes em seu mercado de trabalho. A pontuação é calculada através de uma análise de sete indicadores: flexibilidade do sistema de educação, participação da população economicamente ativa, políticas governamentais, incompatibilidade de talentos e pressão salarial geral, em indústrias e em ocupações que requerem altas habilidades.

Uma pontuação geral de acima de 5,0 indica que o mercado de trabalho está mais “pressionado” do que o normal. Uma pontuação abaixo de 5,0 indica que o mercado está “mais flexível” do que o normal.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.