Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Novas exigências para ferros-velhos no Recife
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Ferros-velhos devem ter mais atenção quanto a peças e materiais espalhados em pátios e vias públicas. Com a aprovação da Lei Municipal 18.267, os cerca de 200 estabelecimentos do Recife ficam obrigados a adotar medidas de controle, evitando a ocupação irregular de ruas e avenidas, assim como focos para proliferação de doenças como as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Carcaças de veículos, ferragens e eletrodomésticos podem ser encontrados em diversos pontos, quase sempre, amontoados, expostos à chuva e sobre calçadas. Caberá à prefeitura a fiscalização. As punições incluem advertência, suspensão temporária por 30 dias e até a cassação do funcionamento. A recomendação é por áreas cercadas e cobertas, evitando o acúmulo de água e também a concentração de animais. Na lista, figuram empresas de transporte de carga, lojas de materiais de construção e borracharias. Conforme a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, mesmo antes da vigência da lei, nos últimos dois anos, cerca de mil carcaças e 500 pneus foram removidos. A nova lei aguarda por regulamentação.
Os flagrantes de desrespeito à ordem pública são vistos às margens da BR-101, nos Torrões. “Temos que descer na pista, nos arriscando. A rua também fica desorganizada”, lamentou a dona de casa Sebastiana Ferreira, 45. Na Iputinga, os maus exemplos se repetem perto do canal do Cavouco. Veículos retalhados ultrapassam o cercado e invadem a passagem de outros carros. “Fazem isso há tantos anos que se consideram donos da rua”, disse o comerciante Almir Oliveira, 54.
Atuando há mais de 30 anos no segmento, Givaldo Brasiliano, 59, diz aprovar a nova medida. “Quem já trabalha certo não terá qualquer problema. Com as peças organizadas conseguimos vender mais e atender com mais conforto”, afirmou. Ele diz ter investido uma quantia considerável para a instalação de uma cobertura de alumínio em toda a extensão do galpão. No mesmo ramo, Eduardo Silva, 32, reclama: “O mercado já está bastante fraco. Não há como gastar mais”, disse.
Portaria
Os ferros-velhos também foram alvo de uma medida do Detran. É a chamada lei do desmanche. A ideia é reduzir o número de roubos e furtos e impedir que quadrilhas continuem com o caminho livre para subtrair modelos nacionais e importados. A medida carece de regulamentação.
Fonte:Folha-PE
Nenhum comentário