Cisternas calçadão melhoram vida de famílias em comunidade de Ouricuri
Localizada a oito km da cidade de Ouricuri, comunidade do Tamboril hoje é referencia na produção agroecológica. Depois de implantadas as cisternas de 16 mil litros provenientes do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), a comunidade conta há cerca de um ano com sete cisternas calçadão de 52 mil litros do Programa uma Terra Duas Águas (P1+2), o que possibilitou que essas famílias pudessem ter água boa para consumo e para produção.
A implantação das cisternas do P1+2 é fruto da parceria entre o CHAPADA, CAATINGA e PDHC, e de acordo com o técnico da Caatinga, Antonio Marcolino, essas tecnologias têm contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida das famílias do Tamboril. “Essas famílias apesar de estarem a pouco tempo sendo acompanhadas, tem uma visão muito boa sobre uma produção agroecológica, livre de veneno e adubos químicos, como também, sobre a importância da preservação dos recursos hídricos”, ressalta.
A água da cisterna de 52 mil litros é utilizada para regar hortas e árvores frutíferas, como também, saciar a sede dos animais em períodos de estiagem. Além de seu Francisco outras famílias realizam experiências semelhantes na produção sustentável de alimentos, plantio de sequeiro à base de milho e criação de pequenos animais como galinhas, caprinos e ovinos.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário