Geraldo Julio disputará segundo turno contra João Paulo no Recife

diarioA disputa pela Prefeitura do Recife nesta eleição será decidida no segundo turno. O prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB), primeiro colocado, conquistou, neste domingo (2), 49,34% dos votos válidos, com 430,997 votos, de acordo com números fornecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que já apurou 100% das urnas na capital. Apesar de receber a maioria das intenções de voto, o número não é suficiente para garantir a reeleição do socialista no primeiro turno e por isso mesmo terá um novo enfrentamento com o ex-prefeito e candidato do PT, João Paulo.  O petista garantiu 23,76% das intenções, com 207,529 votos.

O resultado da eleição não surpreendeu as projeções dos partidos políticos. Pesquisas feitas recentemente já indicavam a realização de um segundo turno.

A campanha no Recife foi polarizada, desde o início, entre Geraldo Julio e João Paulo. O candidato do PSDB, o deputado federal Daniel Coelho, não conseguiu repetir o bom desempenho da eleição de 2012, quando ficou na segunda colocação, atrás apenas do prefeito eleito Geraldo Julio. O PSDB, que chegou até recentemente a ocupar cargos nas gestões municipais e estadual, controladas pelo PSB, não conseguiu renovar o discurso. A candidatura da deputada estadual, Priscila Krause (DEM), também não decolou, mesmo a democrata sendo apontada como o “fator novo” da eleição.

Desde eleição de 2000, o Recife não tem uma disputa decidida no segundo turno. Na época, o confronto foi protagonizado pelo então prefeito e candidato à reeleição Roberto Magalhães (DEM), vitorioso no primeiro turno, e o ex-prefeito João Paulo (PT). No segundo turno, o petista derrotou a campanha do Democratas e saiu vitorioso, dando início a um ciclo de 12 anos de poder do PT na Prefeitura do Recife. O desempenho no ano 2000 é usado como exemplo de João Paulo para surpreender nessa campanha, mas, ao contrário da eleição anterior, sua imagem está desgastada em virtude dos escândalos de corrupção protagonizados por seu partido.

Fio de esperança petista

O fato de chegar ao segundo turno já pode ser considerado uma vitória para o ex-prefeito João Paulo (PT). Isso porque, além dos escândalo em torno do seu partido, o petista tem uma forte rejeição no eleitorado da capital. A disputa dá um novo fôlego à carreira política de João Paulo, que foi derrotado em 2014, quando disputou uma para o Senado. No caso do prefeito Geraldo Julio, a ida ao segundo turno não era o cenário dos sonhos. O PSB desejava garantir a vitória no primeiro turno. De qualquer forma, uma vitória de Geraldo neste segundo turno o consolida como uma das principais lideranças de seu partido – que ainda não conseguiu preencher o espaço deixado com a morte do ex-governador Eduardo Campos.

Resultado

Geraldo Julio (PSB) 430,997 votos (49,34%)
João Paulo (PT) 207,529 votos (23,76%)
Daniel Coelho (PSDB) 162,356 votos (18,59%)
Priscila Krause (DEM) 47,399 votos (5,43%)
Edilson Silva (PSOL) 18,352 votos (2,10%)
Carlos Augusto Costa (PV) 5,394 votos (0,62%)
Simone Fontana (PSTU) 1,029 votos (0,12%)
Pantaleão (PCO) 429 votos (0,05%)
Brancos 41,967 votos (4,23%)
Nulos 77,261 (7,78%)
Abstenções 126,532 (11,31%)

Fonte: Edenevaldo Alves

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.