Novos prefeitos de 17 municípios de Pernambuco estão indefinidos

00O destino de 17 municípios pernambucanos segue indefinido mesmo após as eleições. Em parte deles, a decisão da eleição foi parar nas mãos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Nesses casos já avaliados pela Justiça Eleitoral do estado, os desembargadores pernambucanos entenderam que os candidatos mais votados podem assumir cargos em 2017. Mas os adversários recorreram e, agora, resta aguardar o TSE. 

As 17 cidades são Água Preta, Amaraji, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Cabrobó,Carnaubeira da Penha, Casinhas, Chã de Alegria, Cortês, Cumaru, Dormentes, Gravatá, Ipojuca, Ipubi, Jataúba, Riacho das Almas e Santa Filomena. Desses, 13 processos estão deferidos com recurso, sendo que seis deles já estão em Brasília.

Alguns foram julgados no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) pouco antes do primeiro turno e outros, entre o primeiro e o segundo turno das eleições deste ano. Os candidatos vencedores são julgados por irem de encontro à Lei da Ficha Limpa ou terem falhas na documentação que apresentaram para registrar a candidatura. Caso seja confirmada a situação pelo Tribunal Superior Eleitoral, poderá haver nova eleição.

Um dos principais municípios que estão sofrendo com essa infedinição é Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. A 60 quilômetros da capital pernambucana, a cidade litorânea está em clima de incerteza entre a população local.

“Eu sei que quem ganhou foi o vereador Romero Sales, mas a gente não sabe se ele vai assumir, disseram que estava na justiça e até agora a gente não sabe. Está todo mundo curioso, ansioso para saber quem vai assumir daqui para frente. Eu acho isso uma coisa muito chata”, opinou a dona de casa Denise da Silva, moradora de Ipojuca.

Existe dúvida sobre quem assumiria a gestão de Ipojuca no lugar do candidato eleito. “Eu acho que o segundo colocado não assume, não é? Acho que deve ter outra eleição, se for certeza que Romero não vai poder assumir”, sugeriu o motorista Cleber José da Silva, outro habitante de Ipojuca.

Novas eleições
O desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, presidente do TRE-PE, explicou que em caso de novas eleições, elas só irão acontecer em 2017, de acordo com o calendário estabelecido pelo TSE, que vai de janeiro a dezembro. “Então, durante esses meses, nós iremos obviamente preparar os municípios, os mesários e o juiz eleitoral para que se faça a eleição”, informou.

Antes do fim deste mês, os desembargadores pernambucanos vão julgar a situação das outras quatro cidades que ainda não foram avaliadas. “Estamos fazendo um esforço concentrado para julgar tudo em novembro. No primeiro turno, fizemos julgamentos que começaram às 9h  e terminaram à noite, alguns terminaram no outro dia”, disse o presidente do TRE-PE.

Enquanto o TSE não definir se o mais votados assumem ou se os eleitores vão ter que ir às urnas de novo, as prefeituras vão ser assumidas provisoriamente pelo presidente da Câmara dos municípios.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.