Professores da UFRPE decretam greve em protesto contra a PEC

Câmpus da UFRPE (Foto: Vanessa Bahé/G1)Os  professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) decretaram greve por tempo indeterminado. A assembleia da categoria foi realizada na manhã desta terça-feira (8), na sede da instituição de ensino, em Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife. Os docentes decidiram paralisar as atividades para protestar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto dos gastos da União.

De fato, eles só vão cruzar os braços, oficialmente, na segunda-feira (14). Nesta semana, os docentes da Rural  pretendem fazer comunicados à comunidade acadêmica e cumprir os trâmites legais  previstos na lei de greve. “Vamos colocar anúncios nos jornais para repassar a informação a todos”, afirmou o presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe), Cícero Monteiro.

Durante o encontro, cerca de 150 professores representaram  a categoria, composta por 1.200 profissionais que atuam no Recife e nos campi do interior pernambucano. A greve, no entanto, não terá impacto direto nas atividades acadêmicas, já que, desde a semana passada, alunos ocupam prédios da instituição em protesto contra a PEC, o que obrigou a instituição a suspender as aulas de diversos cursos.

Segundo Cícero Monteiro, a decretação de greve foi motivada exclusivamente pelo movimento contra a PEC, que foi aprovada pela câmara dos Deputados e agora tramitará no Senado federal como PEC 55. “Temos um acordo para receber reajuste salarial de 5% em janeiro. Estamos mesmo, agora, reforçando o movimento dos estudantes”, declarou.

Monteiro disse, ainda, que a categoria não definiu o tempo de duração da greve. “Vamos acompanhar o processo de tramitação da PEC”, observou.  De acordo com o presidente da Aduferpe, os servidores da instituição também estão no mesmo caminho e devem paralisar as atividades.

Universidades contra a PEC
O Conselho Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) se posicionou contra a PEC do teto dos gastos da União, ao divulgar uma nota no site oficial da instituição. No texto, o conselho chega a chamar de “nefastos” os efeitos da proposta no serviço público, em especial à saúde e à educação.

Também contrários à PEC, alunos de universidades federais, da Universidade de Pernambuco (UPE) e de escolas públicas do estado ocupam 38 prédios das instituições. A Proposta de Emenda Constitucional pretende limitar gastos do governo pelos próximos 20 anos. Ela foi aprovada na Câmara dos Deputados. Agora, segue para o Senado, onde será apreciada e tramitará como PEC 55.

Na quarta-feira (26), o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, também divulgou um vídeo depoimento repleto de críticas à PEC. Ele acredita que a proposta comprometerá o futuro das universidades públicas.

Segundo ele, a PEC ainda pode prejudicar as políticas de assistência estudantil, as Casas de Estudante e o Restaurante Universitário e a reposição dos quadros da universidade, podendo impactar nas pesquisas realizadas nos centros de ensino.

Fonte:G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.