Após mais de mil assaltos a ônibus, PE aposta em denúncias por celular

Sub comandante da PM, Coronel Adalberto Freitas, secretário das Cidades de PE, Francisco Papaléo, e o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros (Foto: Thays Estarque/G1)Com o aumento no número de assaltos a ônibus no Grande Recife, o governo resolveu lançar um conjunto integrado de ações na tentativa de diminuir a incidência dos crimes. Entre as medidas adotadas estão um novo formato de Boletim de Ocorrência (B.O), o monitoramento da frota interligado com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) e um aplicativo para smartphone que alertará a polícia, em tempo real.

De acordo com os órgãos presentes, foram registrados, no período de janeiro a outubro deste ano, 1.033 roubos a ônibus no estado. No mesmo período de 2015, foram 704.

A ação, denominada “Plano Estadual de Enfrentamento aos Assaltos a Ônibus”, foi divulgada nesta sexta-feira (11) no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, bairro de São José. Ela foi apresentada pelo secretário das Cidades de Pernambuco, Francisco Papaléo, e representantes das polícias civil e militar, do Consórcio Grande Recife e do Detran-PE.

Passando de 18 para 24 itens para preenchimento, o novo formato de B.O visa descobrir melhor as áreas com maior incidência de assaltos. Agora, será necessário informar o local de embarque do bandido e o seu desembarque, além da matrícula e o nome do motorista e do cobrador. O modelo está sendo usado desde de julho deste ano. A idealização das medidas ocorreu em 2015, mas só começaram a ser aplicadas há três meses.

“É necessário saber se há filmagem da ação. Assim fica mais fácil identificar o criminoso e localiza-lo. Perguntamos ainda se aquela pessoa já roubou naquele mesmo percurso. Se sim, é um indicativo de que retornará a cometer o crime. Tudo isso foi pensado para agirmos com mais eficácia. Muitas empresas deixavam de prestar o BO quando a quantia do veículo não era levada. Isso acarretava uma subnotificação. Não queremos isso. Queremos números reais. Agora é obrigatório sempre prestar o boletim”, pontuou o delegado Joel Venâncio, coordenador da força tarefa no âmbito da Polícia Civil.

Tecnologia
Ainda em fase de testes, o aplicativo deve ser disponibilizado aos usuários em 60 dias. Com a plataforma, o passageiro poderá informar, em tempo real, o assalto. A mensagem será enviada ao sistema de monitoramento do Ciods, que encaminhará uma viatura para acompanhar o coletivo e efetuar a prisão dos suspeitos. O aplicativo será gratuito e disponível para IOS e Androide. Ele ainda não tem nome.

“A gente consegue, com o monitoramento do Ciods, identificar onde estão os ônibus e, com o rastreamento das viaturas da Polícia Militar, podemos identificar qual está mais próxima. O tempo resposta a uma abordagem desses meliantes vai ser muito melhor”, acredita o subcomandante da Polícia Militar, cel. Adalberto Freitas.

Assim como o aplicativo, os ônibus da Região Metropolitana do Recife também serão monitorados pelo Ciods. Dos cerca de 3 mil coletivos, 1.941 já receberam o dispositivo de monitoramento. O prazo é que toda a frota esteja com o dispositivo em até 60 dias.

Fonte:G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.