Filhos de mulheres com zika na gravidez têm microcefalia após nascer

1Com um ano de idade, Guilherme é o primeiro caso registrado de microcefalia adquirida. A expressão é usada para designar bebês de mulheres infectadas pelo vírus da zika durante a gestação que apresentaram os sintomas da malformação somente alguns meses depois do nascimento. Eles nascem aparentemente saudáveis — no caso de Guilherme, os sintomas apareceram depois de 4 meses de vida.

A pesquisadora e neuropediatra Vanessa Van Der Linden acredita que os bebês precisam ser acompanhados até o 6º ano de vida. “O dano cerebral está ali, mas a aparência de saudável pode enganar. Nesses casos, a microcefalia só fica evidente com o acompanhamento. O pediatra precisa ficar alerta e acompanhar o bebê. Qualquer desvio psicomotor e da curva, é preciso encaminhar para o neurologista, se houver essa desaceleração do perímetro cefálico, para a gente iniciar logo a estimulação dessas crianças”, ressalta a especialista, destacando que Guilherme foi o primeiro entre os bebês estudados a apresentar microcefalia adquirida.

Ela integrou o grupo de pesquisadores que descobriram a microcefalia adquirida. O estudo, publicado na terça-feira (22), reúne contribuições de médicos e pesquisadores de Pernambuco, Goiás, Ceará e Estados Unidos. Além de Guilherme, a pesquisa dos Centros de Controle e Prevenção das Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) ainda aponta outras 10 crianças em Pernambuco e três no Ceará.

Mãe de Guilherme, Germana Soares, teve zika durante a gestação. Ela diz que se não fosse a suspeita de uma médica por conta do surto da doença, a confirmação de microcefalia, talvez, só teria acontecido após os 4 meses de vida do filho.

“Ele só começou a apresentar atraso no desenvolvimento aos 4 meses e convulsionou pela primeira vez no 5º mês. Imagina se essa médica, esse anjo, não tivesse suspeitado só porque eu tive zika. Meu filho estaria meses sem o estímulo tão necessário para ele”, diz.

Gordinho e bastante esperto, Guilherme nasceu com 33 centímetros do perímetro cefálico, considerado normal para os médicos. Por ele ser tão sapeca, a mãe de Guilherme conta que ainda costumam duvidar que ele tem a malformação.

“Os médicos olhavam os exames dele, olhavam para ele e não entendiam nada. Parecia até que era uma mentira. Ainda hoje duvidam. Inclusive, as próprias mães que também têm bebê com microcefalia”, revela.

Porém, o pequeno sofre com espasmos pulmonares, epilepsia aguda e uma dificuldade motora que compromete todo seu lado esquerdo. Ele, por exemplo, não tem força para segurar objetos e chega até a esquecer que tem o seu braço esquerdo.

Fonte:G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.